Identidade profissional docente na prática da disciplina de sociologia
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Tipo
Outro título
Teacher’s professional identity in practice of the sociology discipline
La identidad profesional docente en la práctica de la sociología
Assunto
Resumo
A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o modo como os docentes formados em outras áreas criam suas representações e identidades profissionais acerca da disciplina de Sociologia. Para tanto, empregou-se uma investigação qualitativa e exploratória por meio de um estudo de caso, cujos dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a identidade profissional docente expressa nos discursos dos sujeitos não e ...
A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o modo como os docentes formados em outras áreas criam suas representações e identidades profissionais acerca da disciplina de Sociologia. Para tanto, empregou-se uma investigação qualitativa e exploratória por meio de um estudo de caso, cujos dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a identidade profissional docente expressa nos discursos dos sujeitos não está condicionada à disciplina em que são especialistas, tampouco ao componente curricular ministrado. Isto é, suas identidades emergem e diferenciam-se em função das suas próprias especificidades enquanto indivíduos e dos diferentes contextos em que suas práticas se desenvolveram ao longo da trajetória profissional, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. ...
Abstract
The research aimed to analyze how teachers trained in other areas create their professional representations and identities regarding the discipline of Sociology. To this end, a qualitative and exploratory investigation was used through a case study, whose data were collected through semi-structured interviews and participant observation. The results obtained demonstrated that the professional identity of teachers expressed in the subjects’ discourses is not conditioned by the discipline in whic ...
The research aimed to analyze how teachers trained in other areas create their professional representations and identities regarding the discipline of Sociology. To this end, a qualitative and exploratory investigation was used through a case study, whose data were collected through semi-structured interviews and participant observation. The results obtained demonstrated that the professional identity of teachers expressed in the subjects’ discourses is not conditioned by the discipline in which they are specialists, nor by the curricular component taught. That is, their identities emerge and differentiate themselves according to their own specificities as individuals and the different contexts in which their practices have developed throughout their professional careers, both in the school environment and outside it. ...
Resumen
La investigación realizada tuvo como objetivo analizar el modo en que los docentes formados en otras áreas crean sus representaciones e identidades profesionales respecto de la disciplina de la Sociología. Para ello se utilizó una investigación cualitativa y exploratoria a través de un estudio de caso, cuyos datos fueron recolectados mediante entrevistas semiestructuradas y observación participante. Los resultados obtenidos demostraron que la identidad profesional docente expresada en los discu ...
La investigación realizada tuvo como objetivo analizar el modo en que los docentes formados en otras áreas crean sus representaciones e identidades profesionales respecto de la disciplina de la Sociología. Para ello se utilizó una investigación cualitativa y exploratoria a través de un estudio de caso, cuyos datos fueron recolectados mediante entrevistas semiestructuradas y observación participante. Los resultados obtenidos demostraron que la identidad profesional docente expresada en los discursos de los sujetos no está condicionada por la disciplina en la que son especialistas, ni por el componente curricular impartido. Es decir, sus identidades emergen y se diferencian en función de sus propias especificidades como individuos y de los diferentes contextos en los que se han desarrollado sus prácticas a lo largo de su trayectoria profesional, tanto en el ámbito escolar como fuera de él. ...
Contido em
Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores [recurso eletrônico]. Belo Horizonte, MG. Vol. 17, n. 36 (2025), 13 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


