As políticas de inclusão escolar e as narrativas docentes : uma análise a partir dos modelos de deficiência
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
School inclusion policies and teacher narratives : an analysis based on disability models
Assunto
Resumo
Este artigo analisa as concepções de deficiência materializadas em documentos oficiais referentes às políticas de inclusão escolar do Brasil, entre a década 1990 até a atualidade, assim como em narrativas de duas docentes que atuam junto ao público da Educação Especial em escola comum. Discute-se sobre três modelos de deficiência: 1. Modelo médico da deficiência; 2. Modelo social da deficiência; 3. Modelo biopsicossocial da deficiência. A analítica desenvolvida e ancorada na perspectiva pósestr ...
Este artigo analisa as concepções de deficiência materializadas em documentos oficiais referentes às políticas de inclusão escolar do Brasil, entre a década 1990 até a atualidade, assim como em narrativas de duas docentes que atuam junto ao público da Educação Especial em escola comum. Discute-se sobre três modelos de deficiência: 1. Modelo médico da deficiência; 2. Modelo social da deficiência; 3. Modelo biopsicossocial da deficiência. A analítica desenvolvida e ancorada na perspectiva pósestruturalista, especialmente dos estudos de Michel Foucault, evidenciou a necessidade de problematização sobre o conceito de norma, o qual explicita a ocorrência de um processo de normalização dos sujeitos, intensificado pela constância em nomear, classificar e diagnosticar as condutas que fogem aos “padrões” escolares. Ações essas, que demonstram a ênfase e a permanência do modelo médico da deficiência, tanto nos documentos, quanto nas narrativas docentes analisadas, expressando para além disso, a ocorrência de intensificação do trabalho docente. ...
Abstract
This article analyzes the conceptions of disability materialized in official documents referring to school inclusion policies in Brazil, between the 1990s and the present, as well as in narratives of two teachers who work with the public of Special Education in common school. Three models of disability are discussed: 1. medical model of disability; 2. social model of disability; 3. biopsychosocial model of disability. The analysis developed and anchored in the post-structuralist perspective, es ...
This article analyzes the conceptions of disability materialized in official documents referring to school inclusion policies in Brazil, between the 1990s and the present, as well as in narratives of two teachers who work with the public of Special Education in common school. Three models of disability are discussed: 1. medical model of disability; 2. social model of disability; 3. biopsychosocial model of disability. The analysis developed and anchored in the post-structuralist perspective, especially the studies of Michel Foucault, showed the need for problematization on the concept of norm, which explains the occurrence of a process of normalization of subjects, intensified by the constancy in naming, classifying and diagnosing the conducts that escape the school “standards”. These actions demonstrate the emphasis and permanence of the medical model of disability, both in the documents and in the teacher narratives analyzed, expressing, in addition, the occurrence of intensification of teaching work. ...
Contido em
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial [recurso eletrônico]. Marília, SP : Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, 2024. Vol. 10, n. 2 (2023), p. 123-142.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


