A mulher e o bárbaro : a alteridade na Medeia de Eurípides
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa a personagem Medeia, de Eurípides, como símbolo de alteridade de gênero e étnica, explorando sua condição como mulher e como bárbara a partir de sua construção sob a perspectiva do conceito do Outro. A pesquisa divide-se em três capítulos: introdução, referencial teórico e análise. O referencial teórico contextualiza a tragédia grega, o papel das mulheres no teatro helênico, os conceitos de bárbaro e estrangeiro e a ideia de alteridade e monstruosidade, com base em a ...
O presente trabalho analisa a personagem Medeia, de Eurípides, como símbolo de alteridade de gênero e étnica, explorando sua condição como mulher e como bárbara a partir de sua construção sob a perspectiva do conceito do Outro. A pesquisa divide-se em três capítulos: introdução, referencial teórico e análise. O referencial teórico contextualiza a tragédia grega, o papel das mulheres no teatro helênico, os conceitos de bárbaro e estrangeiro e a ideia de alteridade e monstruosidade, com base em autores como Ruth Scodel (2011), Douglas Cairns (2014), Edith Hall (1989), Emma Griffiths (2006) e Jeffrey Jerome Cohen (1996). A análise literária e teórica organiza-se em dois eixos: Medeia como bárbara e Medeia como uma mulher disruptiva e monstruosa. Conclui-se que Medeia, frequentemente comparada a figuras monstruosas na peça, representa o ápice da alteridade em sua época, encapsulando os medos e preconceitos da sociedade ateniense. Como apêndice, o trabalho inclui traduções autorais de trechos em grego antigo utilizados na análise. ...
Abstract
This study analyzes the portrait of Medea, the character from Euripides' play, as a symbol of gender and ethnic alterity, exploring her condition as both a woman and a barbarian through the lens of the concept of the Other. The research is divided into three chapters: introduction, theoretical framework and analysis. The theoretical framework contextualizes Greek tragedy, the role of women in Hellenic theater, the concepts of barbarian and foreigner, and the notions of alterity and monstrosity, ...
This study analyzes the portrait of Medea, the character from Euripides' play, as a symbol of gender and ethnic alterity, exploring her condition as both a woman and a barbarian through the lens of the concept of the Other. The research is divided into three chapters: introduction, theoretical framework and analysis. The theoretical framework contextualizes Greek tragedy, the role of women in Hellenic theater, the concepts of barbarian and foreigner, and the notions of alterity and monstrosity, drawing on scholars such as Ruth Scodel (2011), Douglas Cairns (2014), Edith Hall (1989), Emma Griffiths (2006), and Jeffrey Jerome Cohen (1996). The literary and theoretical analysis is structured around two main axes: Medea as a barbarian and Medea as a disruptive and monstrous woman. The study concludes that Medea, often compared to monstrous figures in the play, embodies the pinnacle of alterity in her time, encapsulating the fears and prejudices of Athenian society. The work also includes an appendix with original translations of Ancient Greek excerpts used in the analysis. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Letras: Português e Grego: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1318)
Este item está licenciado na Creative Commons License
