Tempo estendido em prova como acomodação para alunos com TDAH no ensino superior : protocolo para um ensaio clínico randomizado
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento crônico que afeta aproximadamente 4,6% dos adultos, impactando significativamente o desempenho acadêmico, profissional e social. No ensino superior, estudantes com TDAH enfrentam taxas elevadas de evasão e baixo rendimento, mesmo com tratamento farmacológico, destacando a necessidade de estratégias complementares, como acomodações acadêmicas. Segundo especialistas, para uma acomodação ser válida, el ...
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento crônico que afeta aproximadamente 4,6% dos adultos, impactando significativamente o desempenho acadêmico, profissional e social. No ensino superior, estudantes com TDAH enfrentam taxas elevadas de evasão e baixo rendimento, mesmo com tratamento farmacológico, destacando a necessidade de estratégias complementares, como acomodações acadêmicas. Segundo especialistas, para uma acomodação ser válida, ela deve gerar um aumento no desempenho significativamente superior no grupo-alvo em comparação com os alunos sem aquela deficiência. A acomodação mais frequentemente concedida a alunos com TDAH é tempo estendido em prova, e apesar do aumento constante no uso de acomodações no ambiente acadêmico, a literatura atual a respeito deste tema no ensino superior é escassa, em especial a respeito da eficácia da medida. Este estudo apresenta um protocolo para um ensaio clínico randomizado para avaliar a eficácia do tempo estendido em provas como acomodação para universitários com TDAH, visando responder a quatro objetivos específicos: (1) analisar a eficácia de conceder tempo adicional no desempenho acadêmico de uma avaliação padronizada; (2) verificar se os benefícios do tempo estendido, caso existam, são específicos para alunos com TDAH em comparação com alunos neurotípicos; (3) identificar a a existência de uma relação dose-resposta no tempo adicional; e (4) investigar fatores individuais (e.g., funções executivas, QI, velocidade de processamento) que moderam a resposta à intervenção. É apresentado um artigo que propõe este protocolo, submetido para publicação. O trabalho destaca a urgência de preencher lacunas na literatura nacional, contribuindo para um ambiente acadêmico equitativo e adaptado às necessidades dos estudantes com TDAH. ...
Abstract
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a chronic neurodevelopmental condition that affects approximately 4.6% of adults, significantly impacting academic, occupational, and social functioning. In higher education, students with ADHD experience elevated dropout rates and academic underperformance, even when undergoing pharmacological treatment, underscoring the need for complementary strategies such as academic accommodations. According to experts, for an accommodation to be consider ...
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a chronic neurodevelopmental condition that affects approximately 4.6% of adults, significantly impacting academic, occupational, and social functioning. In higher education, students with ADHD experience elevated dropout rates and academic underperformance, even when undergoing pharmacological treatment, underscoring the need for complementary strategies such as academic accommodations. According to experts, for an accommodation to be considered valid, it must result in a significantly greater improvement in performance for the target group compared to students without that disability. The most commonly granted accommodation for students with ADHD is extended test time. Despite the growing use of academic accommodations, the existing literature on this topic in higher education remains limited, particularly regarding the effectiveness of this specific measure. This study presents a protocol for a randomized clinical trial designed to evaluate the effectiveness of extended test time as an accommodation for university students with ADHD. The study aims to address four specific objectives: (1) to analyze the effectiveness of additional time on academic performance in a standardized assessment; (2) to determine whether the benefits of extended time, if any, are specific to students with ADHD in comparison to neurotypical peers; (3) to identify the existence of a dose–response relationship regarding additional time; and (4) to investigate individual factors (e.g., executive functions, IQ, processing speed) that may moderate the response to the intervention. An article detailing this protocol has been submitted for publication. This work highlights the urgent need to address gaps in the national literature and contributes to fostering a more equitable academic environment that meets the needs of students with ADHD. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9565)Psiquiatria (461)
Este item está licenciado na Creative Commons License


