As dissertações dos alunos matriculados no mestrado a distância em educação da UFRGS em 2003-2004 : um estudo de citações
Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Diante da grande quantidade de informação disponibilizada através dos meios de comunicação toma-se necessário avaliar e medir o que está sendo produzido nas diversas áreas do conhecimento. Através da análise de citações, ferramenta utilizada em estudos bibliométricos, o presente estudo analisou a lista de referências de 17 dissertações dos alunos matriculados no Mestrado a Distância em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2003-2004, com o objetivo de descrever as caracterís ...
Diante da grande quantidade de informação disponibilizada através dos meios de comunicação toma-se necessário avaliar e medir o que está sendo produzido nas diversas áreas do conhecimento. Através da análise de citações, ferramenta utilizada em estudos bibliométricos, o presente estudo analisou a lista de referências de 17 dissertações dos alunos matriculados no Mestrado a Distância em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2003-2004, com o objetivo de descrever as características das fontes de informação uti lizadas pelos mestrandos, tais como, autores mais consultados, documentos mais utilizados, idioma e temporalidade. Os dados foram coletados junto aos alunos, por e-mail e tabulados no software Statistcs Packet for Social Science - SPSS e Excell, gerando um banco de dados e planilhas. Os resultados mostram que o "livro e capítulo de livro nacional" é o tipo de documento mais utilizado pelos mestrandos com 426 citações (63,8%); o idioma nacional foi o mais consultado com 98,3% das citações; quanto a periodicidade dos documentos foi constatado que o ano de 2001 foi o mais citado, obtendo 9,1% das citações. A partir do ano de 2000 tem-se 36,8% das citações, o que revela a atualidade dos documentos citados. Foram identificados 29 autores mais citados, encontrando-se em primeiro lugar Paulo Freire com 46 citações (6,8%), seguido de Jean Piaget com 42 citações (6,2%); em relação ao tipo de material mais utilizado tem-se os documentos impressos, representando 80,2% das citações, e os documentos eletrônicos com 19,8%; dentre os documentos eletrônicos citados, o mais utilizado foi o documento eletrônico institucional com 72,2% das citações, seguido do documento eletrônico comercial com 13,5%. Ao final deste estudo foi possível identificar quais são as características das fontes de informação utilizadas pelos mestrandos e sugerir melhorias no que diz respeito a esta modalidade de ensino. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (887)
Este item está licenciado na Creative Commons License


