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dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorDi Domenico, Lenisept_BR
dc.date.accessioned2025-07-03T07:59:59Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293355pt_BR
dc.description.abstractDiante da grande quantidade de informação disponibilizada através dos meios de comunicação toma-se necessário avaliar e medir o que está sendo produzido nas diversas áreas do conhecimento. Através da análise de citações, ferramenta utilizada em estudos bibliométricos, o presente estudo analisou a lista de referências de 17 dissertações dos alunos matriculados no Mestrado a Distância em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2003-2004, com o objetivo de descrever as características das fontes de informação uti lizadas pelos mestrandos, tais como, autores mais consultados, documentos mais utilizados, idioma e temporalidade. Os dados foram coletados junto aos alunos, por e-mail e tabulados no software Statistcs Packet for Social Science - SPSS e Excell, gerando um banco de dados e planilhas. Os resultados mostram que o "livro e capítulo de livro nacional" é o tipo de documento mais utilizado pelos mestrandos com 426 citações (63,8%); o idioma nacional foi o mais consultado com 98,3% das citações; quanto a periodicidade dos documentos foi constatado que o ano de 2001 foi o mais citado, obtendo 9,1% das citações. A partir do ano de 2000 tem-se 36,8% das citações, o que revela a atualidade dos documentos citados. Foram identificados 29 autores mais citados, encontrando-se em primeiro lugar Paulo Freire com 46 citações (6,8%), seguido de Jean Piaget com 42 citações (6,2%); em relação ao tipo de material mais utilizado tem-se os documentos impressos, representando 80,2% das citações, e os documentos eletrônicos com 19,8%; dentre os documentos eletrônicos citados, o mais utilizado foi o documento eletrônico institucional com 72,2% das citações, seguido do documento eletrônico comercial com 13,5%. Ao final deste estudo foi possível identificar quais são as características das fontes de informação utilizadas pelos mestrandos e sugerir melhorias no que diz respeito a esta modalidade de ensino.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de citaçãopt_BR
dc.subjectDissertação de mestradopt_BR
dc.titleAs dissertações dos alunos matriculados no mestrado a distância em educação da UFRGS em 2003-2004 : um estudo de citaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873573pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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