As dissertações dos alunos matriculados no mestrado a distância em educação da UFRGS em 2003-2004 : um estudo de citações
| dc.contributor.advisor | Caregnato, Sonia Elisa | pt_BR |
| dc.contributor.author | Di Domenico, Lenise | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T07:59:59Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/293355 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Diante da grande quantidade de informação disponibilizada através dos meios de comunicação toma-se necessário avaliar e medir o que está sendo produzido nas diversas áreas do conhecimento. Através da análise de citações, ferramenta utilizada em estudos bibliométricos, o presente estudo analisou a lista de referências de 17 dissertações dos alunos matriculados no Mestrado a Distância em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2003-2004, com o objetivo de descrever as características das fontes de informação uti lizadas pelos mestrandos, tais como, autores mais consultados, documentos mais utilizados, idioma e temporalidade. Os dados foram coletados junto aos alunos, por e-mail e tabulados no software Statistcs Packet for Social Science - SPSS e Excell, gerando um banco de dados e planilhas. Os resultados mostram que o "livro e capítulo de livro nacional" é o tipo de documento mais utilizado pelos mestrandos com 426 citações (63,8%); o idioma nacional foi o mais consultado com 98,3% das citações; quanto a periodicidade dos documentos foi constatado que o ano de 2001 foi o mais citado, obtendo 9,1% das citações. A partir do ano de 2000 tem-se 36,8% das citações, o que revela a atualidade dos documentos citados. Foram identificados 29 autores mais citados, encontrando-se em primeiro lugar Paulo Freire com 46 citações (6,8%), seguido de Jean Piaget com 42 citações (6,2%); em relação ao tipo de material mais utilizado tem-se os documentos impressos, representando 80,2% das citações, e os documentos eletrônicos com 19,8%; dentre os documentos eletrônicos citados, o mais utilizado foi o documento eletrônico institucional com 72,2% das citações, seguido do documento eletrônico comercial com 13,5%. Ao final deste estudo foi possível identificar quais são as características das fontes de informação utilizadas pelos mestrandos e sugerir melhorias no que diz respeito a esta modalidade de ensino. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Análise de citação | pt_BR |
| dc.subject | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.title | As dissertações dos alunos matriculados no mestrado a distância em educação da UFRGS em 2003-2004 : um estudo de citações | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 000873573 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Biblioteconomia (887)

