Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarcelos, Gilmara Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Silvia Cristina Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29334pt_BR
dc.description.abstractNa Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática.pt_BR
dc.description.abstractApplets, in Mathematics learning, allow the user to investigate, make and test conjectures, which results in knowledge construction. This article emphasizes the importance of elaborating and modifying applets in Dynamic Geometry environments by Mathematics teachers. In a broader sense, it is argued that the initial teacher education should include disciplines related to the pedagogical use of digital technologies. In this context, we report the actions promoted in the discipline “Mathematics Education and Technology” and describe the process of elaborating/modifying the GeoGebra applets (Dynamic Geometry environment). Finally, we analyze data from a qualitative research conducted with students of the discipline “Mathematics Education and Technology”. This analysis indicated that the use and elaborating/modifying of applets are important for learning Mathematics.9en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAppleten
dc.subjectMathematics teacher educationen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleApplets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeApplets in dynamic geometry environments: actions for mathematics teacher eduaction en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763179pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples