Mostrar el registro sencillo del ítem
Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
dc.contributor.author | Barcelos, Gilmara Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Silvia Cristina Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T06:00:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29334 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Applets, in Mathematics learning, allow the user to investigate, make and test conjectures, which results in knowledge construction. This article emphasizes the importance of elaborating and modifying applets in Dynamic Geometry environments by Mathematics teachers. In a broader sense, it is argued that the initial teacher education should include disciplines related to the pedagogical use of digital technologies. In this context, we report the actions promoted in the discipline “Mathematics Education and Technology” and describe the process of elaborating/modifying the GeoGebra applets (Dynamic Geometry environment). Finally, we analyze data from a qualitative research conducted with students of the discipline “Mathematics Education and Technology”. This analysis indicated that the use and elaborating/modifying of applets are important for learning Mathematics.9 | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dynamic geometry | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Applet | en |
dc.subject | Mathematics teacher education | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Applets in dynamic geometry environments: actions for mathematics teacher eduaction | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000763179 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Humanas (6878)