Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Johnatan Boeirapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-01T07:58:58Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293294pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga a articulação de conceitos matemáticos com as vozes de pessoas que se reconhecem LGBTQIA+, envolvendo a matemática como sustentação e as temáticas debatidas como espaço de abertura à representatividade, ao respeito e ao acolhimento dessa população. Neste sentido, o presente trabalho apresenta como bases teóricas estudos sobre gêneros e sexualidades, Teoria Queer, Pedagogia Crítica, Educação Matemática Crítica e aportes da experiência com Tecnologias Digitais (TD) na educação matemática, uma vez que se propôs a desenvolver atividades-matemáticas-com-podcasts com estes recursos tecnológicos para investigar as possíveis articulações entre elas e as vozes des sujeites da pesquisa. Dessa forma, três pessoas que se reconhecem LGBTQIA+ participaram de nossa investigação por meio de “entre-vistas” em duas fases distintas. A primeira, resgatando suas memórias, vivências e modos de ser na escola e na vida, principalmente, nas aulas de matemática. A segunda, escutando o podcast produzido a partir da narrativa constituída na primeira fase e realizando a atividade-matemáticacom-podcast desenvolvida com este podcast. Assim, entendemos que essa pesquisa pôde ser um caminho transgressor para abordar a perspectiva de pessoas LGBTQIA+ por meio de suas memórias, afetos, pensamentos e experiências com seu processo de formação escolar, especialmente, no que diz respeito à matemática, pois, se torna um espaço de escuta em um primeiro momento e de produção de atividades matemáticas que venham a abordar temáticas LGBTQIA+ em sala de aula. Certamente, futuras práticas pedagógicas de professories de matemática se alicercem nos podcasts desenvolvidos, de modo a debaterem as atividades-matemáticas propostas ou, ainda, a criarem outras, reconhecendo as vozes dessas pessoas com as articulações possíveis de: Escutar; Compreender; Transformar e Reconhecer. Portanto, compreendemos que a Educação Matemática Queer pode ser um meio de enfrentamento contra e intervenção no modelo colonial de educação, possibilitando e valorizando a existência de ser e estar no mundo, convidando a pensar por meio da comunidade LGBTQIA+ sobre a importância do rompimento com a lógica heteronormativa e estranhando o “Cistema” colonial por meio da experiência com Tecnologias Digitais em estudos embasados na educação matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the articulation of mathematical activities with the voices of people who identify as LGBTQIA+, involving mathematics as a support and the themes discussed as a space for openness to representation, respect, and acceptance of this population. In this way, this work presents as theoretical bases studies on genders and sexualities, Queer Theory, Critical Pedagogy, Critical Mathematical Education, and studies about experience with Digital Technologies (DT) in mathematics education, because this research propose to develop mathematical activities-with-podcasts, that is with these technological resources to investigate the possible articulations between the activities and the voices of the research subjects. Thus, three people who identify as LGBTQIA+ participated in our investigation through “inter-views” in two distinct phases. The first, recovering their memories, experiences, and ways of being at school and in life, mainly in mathematics classes. The second step is to listen to the podcast produced based on the narrative created in the first phase and to carry out the mathactivity-with-podcast developed with this podcast. Thus, we understand that this research could be a transgressive path to address the perspective of LGBTQIA+ people through their memories, feelings, thoughts and experiences with their school education process, especially regarding mathematics, as it becomes a space for listening at first and for producing math activities that address LGBTQIA+ themes in the classroom. Perhaps, future pedagogical practices of mathematics teachers will be based on the podcasts developed, in order to debate the proposed math activities or even create others, recognizing the voices of these people with the possible articulations of: Listening; Understanding; Transforming and Recognizing. Therefore, we understand that Queer Mathematics Education can be a means of confronting and intervening in the colonial model of education, enabling and valuing the existence of being and being in the world, inviting us to think through the LGBTQIA+ community about the importance of breaking with heteronormative logic and strangely approaching the colonial “Cystem” through the experience with Digital Technologies in studies based on mathematics education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLGBTQIAP+pt_BR
dc.subjectMathematical activitiesen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectCritical pedagogyen
dc.titlePodcasts queer na educação matemática: desenvolvendo espaços de representatividade, respeito e acolhimento com o pensar matemáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001266496pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples