O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático
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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo geral discutir o tratamento dispensado pelo livro didático “American English File - Multipack 1A e 1B”, por Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig e Paul Seligson, da Oxford University Press (2008), em relação ao componente fonético-fonológico da L2. O trabalho tem como objetivos específicos: a) identificar se, no livro escolhido, há exercícios de pronúncia em todas as unidades, bem como verificar quais tipos de atividades abordam a pronúncia; b) verificar qual ní ...
Este trabalho tem por objetivo geral discutir o tratamento dispensado pelo livro didático “American English File - Multipack 1A e 1B”, por Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig e Paul Seligson, da Oxford University Press (2008), em relação ao componente fonético-fonológico da L2. O trabalho tem como objetivos específicos: a) identificar se, no livro escolhido, há exercícios de pronúncia em todas as unidades, bem como verificar quais tipos de atividades abordam a pronúncia; b) verificar qual nível prosódico é endereçado nos exercícios relacionados com a pronúncia, se o segmental (SE) ou o supra-segmental (SU); c) verificar se o ensino de pronúncia se dá de maneira comunicativa; d) analisar se há algum critério linguístico de escolha referente à ordem dos fonemas e/ou aspectos suprasegmentais apresentados no livro; e) averiguar se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pela obra são relevantes para os aprendizes brasileiros de inglês. Para isso, foi feita uma análise de todos os exercícios que, de alguma forma, abordassem o componente fonético-fonológico da língua-alvo, sejam eles exercícios de speaking, listening, ou pronunciation, além de observarmos, através do livro do professor, de que maneira os autores sugerem que seja conduzido o ensino do aspecto fonéticofonológico. Os resultados obtidos demonstraram que o material em questão é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem de pronúncia comunicativa em sala de aula, mas, por outro lado, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos nossos aprendizes brasileiros. ...
Abstract
This research study aims to investigate the pronunciation activities found in the book “American English File Multipack 1A and 1B”, written by Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig and Paul Seligson, (Oxford University Press, 2008). Our investigation aims to: a) identify whether this book presents pronunciation exercises in all its units, as well as verify what kind of activities approach pronunciation; b) verify which prosodic levels (segmental or supra-segmental) are addressed in all pronunc ...
This research study aims to investigate the pronunciation activities found in the book “American English File Multipack 1A and 1B”, written by Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig and Paul Seligson, (Oxford University Press, 2008). Our investigation aims to: a) identify whether this book presents pronunciation exercises in all its units, as well as verify what kind of activities approach pronunciation; b) verify which prosodic levels (segmental or supra-segmental) are addressed in all pronunciation exercises; c) examine if pronunciation teaching is based on a communicative approach; d) analyze whether there are any linguistic criteria which justify the order of phonemes and/or supra-segmental aspects presented throughout the book; d) investigate whether the phonetic-phonological aspects covered in the book are relevant for Brazilian learners of English. Therefore, an analysis of all exercises that covered the phonetic-phonological aspects of the target language (listening, speaking or pronunciation activities) was carried out, so that we could observe, through both the students’ and the teacher’s book, how the authors suggest the teaching of these phoneticphonological aspects. The results obtained from the data analysis showed that the book is very rich in terms of the amount of activities proposed under a communicative approach to pronunciation teaching. On the other hand, as the book is directed to English learners in general, regardless of their L1 background, the material does not totally fulfill our Brazilian learners’ necessities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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