Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKerber, Alessander Mariopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bruna Moreira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T07:57:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293166pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca analisar de que modo as práticas de censura, vigilância e repressão promovidas pela Ditadura de Segurança Nacional impactaram os grupos teatrais Teatro de Arena de Porto Alegre e Ói Nóis Aqui Traveiz, ao longo do período entre 1967 e 1988. Considerando o contexto histórico marcado por práticas autoritárias e violentas, que desrespeitavam a liberdade de expressão e os direitos humanos, e afetou enormemente a cultura nacional, pretendemos investigar como esse cenário repercutiu em relação ao teatro desenvolvido pelos grupos. As fontes históricas utilizadas para a pesquisa são documentos de natureza repressiva, produzidos pelos órgãos de censura e informações da ditadura, coletados no Acervo Sônia Duro do Teatro de Arena de Porto Alegre e na plataforma digital do Serviço de Informações do Arquivo Nacional. Ao analisar o caso dos dois grupos teatrais, compreendemos que perseguição promovida contra o teatro estava inserida em um projeto ditatorial embasado na Doutrina de Segurança Nacional, que considerava o teatro como um inimigo interno responsável por propagar uma mensagem adversa e contestatória da moral e dos bons costumes.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the practices of censorship, surveillance, and repression promoted by the National Security Dictatorship impacted the theater groups Teatro de Arena de Porto Alegre and Ói Nóis Aqui Traveiz, during the period from 1967 to 1988. Considering the historical context marked by authoritarian and violent practices that disrespected freedom of expression and human rights, and profoundly affected national culture, we intend to investigate how this scenario influenced the theater developed by the groups. The historical sources used for the research are documents of a repressive nature, produced by censorship agencies and information from the dictatorship, collected at the Acervo Sônia Duro of Teatro de Arena de Porto Alegre and on the digital platform of the Serviço de Informações do Arquivo Nacional. By analyzing the case of the two theater groups, we understand that the persecution against theater was part of a dictatorial project based on the National Security Doctrine, which viewed theater as an internal enemy responsible for propagating an adverse and contestatory message against morals and good customs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectDictatorshipen
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectCensorshipen
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectPorto Alegreen
dc.subjectDoutrina de segurança nacionalpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectNational Security Doctrineen
dc.title"Fontes inesgotáveis de propaganda adversa" : censura, vigilância e repressão a grupos teatrais de Porto Alegre durante a ditadura (1967-1988)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001267000pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples