Letramento digital em análise : recontextualização do "Caderno Didático - Leitura e Escrita na graduação" no ensino superior em Administração
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Recontextualização (Bernstein, 1998) é o deslocamento de um discurso de seu lugar originário para uma localização pedagógica. Logo, esta tese empreende a recontextualização do Caderno Didático Leitura e Escrita na Graduação – Pedagogia com base em gêneros (Rottava et al ., 2023), que fora embasado na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985) e na Pedagogia com base em gêneros (Rose; Martin, 2012; Rose, 2017ª,b,c,d,e;), aliando-a a ferramentas digitais. A partir disso, o objetivo geral fo ...
Recontextualização (Bernstein, 1998) é o deslocamento de um discurso de seu lugar originário para uma localização pedagógica. Logo, esta tese empreende a recontextualização do Caderno Didático Leitura e Escrita na Graduação – Pedagogia com base em gêneros (Rottava et al ., 2023), que fora embasado na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985) e na Pedagogia com base em gêneros (Rose; Martin, 2012; Rose, 2017ª,b,c,d,e;), aliando-a a ferramentas digitais. A partir disso, o objetivo geral foi analisar o impacto do Letramento Digital (LD) (Pegrum; Hockly; Dudeney, 2022) na recontextualização do Caderno Didático desenvolvida com uma turma de estudantes ingressantes na graduação em Administração/UFRGS. Esse propósito de investigação desdobrou-se em dois objetivos específicos: (i) investigar, na recontextualização do Caderno Didático, a pertinência do desenvolvimento das estratégias do Ciclo de Ensino e de Aprendizagem (CEA) associadas a ferramentas digitais, especialmente para tarefas de escrita compartilhada entre os participantes; e (ii) examinar, na 1ª e 2ª versões de textos produzidos digitalmente pelos participantes, o desdobramento em etapas e fases a partir da identificação de correspondência com o texto-base do Caderno Didático, considerando o impacto do LD. Metodologicamente, é uma pesquisa-ação (Dörnyei, 2007; Tripp, 2005) em contexto de ensino superior de uma universidade pública. Os dados foram coletados durante o primeiro semestre letivo de 2024, na disciplina “Produção de Textos” e incluíram: (i) escrita de um diário de campo, contendo descrição e observações sobre a recontextualização desenvolvida, amparadas por imagens de tela de atividades realizadas com ferramentas virtuais; e (ii) textos produzidos digitalmente pelos participantes da pesquisa, considerando 1ª e 2ª versões, conforme um dos gêneros textuais do Caderno Didático. A análise envolveu, no primeiro caso, critérios de aplicação, adequação e pertinência das ferramentas digitais em associação às estratégias do CEA e, no segundo, critérios de correspondência, quanto à sua organização em etapas e fases, e de contribuições do LD para o processo de escrita. Como resultado, o desenvolvimento das estratégias do CEA associadas a ferramentas digitais mostrou-se pertinente, visto que, notadamente em tarefas de escrita compartilhada, a cooperação simultânea e a participação ativa dos participantes da pesquisa destacaram-se. Já na comparação entre o texto-base do Caderno Didático e as versões do resumo de trabalho acadêmico produzidas digitalmente, houve correspondência expressiva entre as etapas e fases identificadas, em paralelo ao viés colaborativo, crítico e social balizado pelo LD. Como conclusão da recontextualização do Caderno Didático, foi significativo o impacto do LD ao qualificar os estudantes participantes a compreender e elaborar textos digitais de âmbito acadêmico de forma eficaz, promovendo experiência de atuação social e de escrita compartilhada. A contribuição desta pesquisa centra-se na ampliação da discussão referente ao ensino e à aprendizagem da escrita de gêneros textuais do cenário acadêmico em contexto digital e no fomento à qualificação de produções textuais de universitários quanto ao conteúdo e à sua elaboração, em sintonia ao que prega a LSF ao considerar os contextos envolvidos para tal produção, suas variáveis de registro e o propósito comunicativo almejado. ...
Abstract
Recontextualization (Bernstein, 1998) refers to the relocation of discourse from its original context to a pedagogical setting. Accordingly, this thesis undertakes the recontextualization of the Caderno Didático Leitura e Escrita na Graduação – Pedagogia com base em gêneros (Rottava et al., 2023), originally grounded in Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1985) and Genre-Based Pedagogy (Rose & Martin, 2012; Rose, 2017a,b,c,d,e), incorporating the use of digital tools. Based on this frame ...
Recontextualization (Bernstein, 1998) refers to the relocation of discourse from its original context to a pedagogical setting. Accordingly, this thesis undertakes the recontextualization of the Caderno Didático Leitura e Escrita na Graduação – Pedagogia com base em gêneros (Rottava et al., 2023), originally grounded in Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1985) and Genre-Based Pedagogy (Rose & Martin, 2012; Rose, 2017a,b,c,d,e), incorporating the use of digital tools. Based on this framework, the general objective was to analyze the impact of Digital Literacy (DL) (Pegrum, Hockly, & Dudeney, 2022) on the recontextualization of the Caderno Didático, implemented with a cohort of first-year undergraduate students in Business Administration at UFRGS. This overarching objective was further developed into two specific aims: (i) to investigate, within the recontextualization of the Caderno Didático, the relevance of developing Teaching and Learning Cycle (TLC) strategies associated with digital tools, particularly for tasks involving collaborative writing among participants; and (ii) to examine the development of stages and phases in the first and second drafts of texts produced by participants, assessing their correspondence with the source text from the Caderno Didático in light of DL influences. Methodologically, the study adopts an action research approach (Dörnyei, 2007; Tripp, 2005) within a higher education setting at a public university. Data collection took place during the first semester of 2024, in the course "Text Production," and included: (i) the writing of a field diary, containing descriptions and observations regarding the recontextualization process, supported by screenshots of activities carried out using digital tools; and (ii) texts digitally produced by the research participants, considering both first and second versions, aligned with one of the textual genres from the Caderno Didático. The analysis drew on two sets of criteria. In the first case, it focused on the application, appropriateness, and relevance of digital tools in relation to TLC strategies. In the second, it assessed the degree of correspondence between participants' texts and the source material in terms of stages and phases, as well as the contributions of DL to the writing process. The findings indicate that integrating TLC strategies with digital tools was highly effective, particularly in fostering simultaneous cooperation and active engagement among participants during collaborative writing tasks. Additionally, the comparison between the Caderno Didático’s source texts and the digitally produced summaries of academic work revealed a strong correspondence in the structure of stages and phases, alongside a critical, collaborative, and socially engaged writing approach shaped by DL. The study concludes that DL had a significant impact on the recontextualization of the Didactic Notebook, enhancing participants’ ability to comprehend and produce academic digital texts effectively, and promoting experiences of social engagement and collaborative writing. The main contribution of this research lies in expanding the discussion regarding the teaching and learning of academic textual genres in digital contexts and in fostering the improvement of university students’ textual productions, both in terms of content and structure, in alignment with the principles of SFL, which emphasize the consideration of context, register variables, and communicative purposes in textual production. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (3020)Letras (1857)
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