Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPozzer, Katia Maria Paimpt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Vander Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T07:56:35Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293144pt_BR
dc.description.abstractO trabalho centra-se na análise das pinturas sobre cerâmicas áticas com representações visuais do mito do amor entre Posídon e Pélops. São dezessete os vasos que fazem parte do corpus documental da pesquisa, os quais foram categorizados em três tipologias de acordo com os episódios da narrativa: (1) cenas de cortejo; (2) cenas de perseguição; e (3) cenas de corrida equestre. Considerando que os três momentos do mito encontram paralelo na estrutura da pederastia, instituição ateniense de cunho aristocrático responsável pelo processo de masculinização e maturação dos futuros cidadãos, levantou-se a hipótese de que os vasos contribuíram para a normatização do corpo e do comportamento dos homens em Atenas ao fazerem circular imagens da narrativa mítica. Dessa maneira, a partir da intersecção de estudos das áreas de História, Arqueologia, História da Arte e do campo de Gênero e Sexualidade, investigou-se como as figuras de Posídon, como erastḗs, e de Pélops, como erṓmenos, serviam de paradigmas para os relacionamentos entre os homens mais velhos e os mais jovens da elite ateniense durante o período Clássico.pt_BR
dc.description.abstractThe work focuses on the analysis of paintings on attic pottery with visual representations of the love myth between Poseidon and Pelops. There are seventeen vases that are part of the documentary corpus of the research, which were categorized into three types according to the episodes of the narrative: (1) courtship scenes; (2) pursuit scenes; and (3) equestrian race scenes. Considering the three moments of myth find parallel in the structure of pederasty, an Athenian institution of aristocratic nature responsible for the process of masculinization and maturation of future citizens, is raised the hypothesis that the vessels contributed to the standardization of the body and behavior of men in Athens by circulating images of the mythical narrative. Thus, from the intersection of studies in the areas of History, Archaeology, Art History and the field of Gender and Sexuality, it was investigated how the figures of Poseidon, as erastḗs, and Pélops, as erṓmenos, served as paradigms for relationships between the older and younger men of the athenian elite during the Classical period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCerâmicaspt_BR
dc.subjectClassical Athensen
dc.subjectHomoerotismopt_BR
dc.subjectAttic potteryen
dc.subjectPederastiapt_BR
dc.subjectGender and sexualityen
dc.subjectPederastyen
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectHomoerotismen
dc.subjectAtenas (Grécia)pt_BR
dc.titleO mito de Posídon e Pélops : pederastia, homoerotismo e a construção da masculinidade hegemônica ateniense na cerâmica ática (500 - 370 AEC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCerqueira, Fabio Vergarapt_BR
dc.identifier.nrb001266993pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples