Murder on the orient express : uma proposta de unidade didática em literatura de língua inglesa
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta e discute o planejamento de um projeto pedagógico desenvolvido durante o Estágio de Docência em Literatura de Língua Estrangeira, com vistas a integrar gêneros literários em aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental. O projeto tem como objetivos promover a participação dos alunos em práticas sociais da esfera artístico-literária, neste caso, assistir ao filme Murder on the Orient Express (2017), adaptado da obra de Agatha Christie, discuti-lo com colegas, ler comentá ...
Este trabalho apresenta e discute o planejamento de um projeto pedagógico desenvolvido durante o Estágio de Docência em Literatura de Língua Estrangeira, com vistas a integrar gêneros literários em aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental. O projeto tem como objetivos promover a participação dos alunos em práticas sociais da esfera artístico-literária, neste caso, assistir ao filme Murder on the Orient Express (2017), adaptado da obra de Agatha Christie, discuti-lo com colegas, ler comentários sobre o filme e escrever o seu próprio comentário para compartilhá-lo em um site para cinéfilos. As atividades elaboradas para o desenvolvimento do projeto incluem guias de perguntas norteadoras para a compreensão do filme e guias para as atividades de produção escrita. As atividades foram projetadas para alunos de nível básico, prevendo, portanto, diferentes formas de andaimento, tais como ativação de conhecimentos prévios, uso estruturado de recursos linguísticos relevantes e práticas guiadas de compreensão e de escrita. As atividades são organizadas em torno de aspectos relevantes aos gêneros filme de mistério, tais como a construção do enredo e dos personagens, a relevância do cenário e das pistas para solucionar o caso, com atenção aos aspectos multimodais presentes no filme (diálogos, ações, imagens, trilha sonora etc.), e comentário crítico, focalizando modos de expressar opinião sobre diferentes aspectos fílmicos. Essas atividades buscam propiciar oportunidades para os alunos experienciarem e entenderem as expectativas relacionadas aos gêneros focalizados para uma participação autoral mais confiante em português e em inglês. O trabalho contribui com exemplos práticos de atividades para o ensino de literatura em aulas de línguas adicionais na escola tendo em vista criar oportunidades para fruição, análise crítica, reflexão sobre a vida e a arte e participação efetiva em práticas sociais da esfera artístico-literária. ...
Abstract
This paper presents and discusses the planning of a pedagogical project developed during the Teaching Internship in Foreign Language Literature, seeking to integrate literary genres into English language classes in Elementary School. The project aims to promote students' participation in social practices in the artistic-literary sphere, in this case, watching the film Murder on the Orient Express (2017), adapted from the book written by Agatha Christie, discussing it with colleagues, reading co ...
This paper presents and discusses the planning of a pedagogical project developed during the Teaching Internship in Foreign Language Literature, seeking to integrate literary genres into English language classes in Elementary School. The project aims to promote students' participation in social practices in the artistic-literary sphere, in this case, watching the film Murder on the Orient Express (2017), adapted from the book written by Agatha Christie, discussing it with colleagues, reading comments about the film and writing their own comment to share it on a website for cinephiles. The activities developed for the development of the project include handouts with guiding questions for understanding the film and handouts for writing activities. The activities were designed for basic level students, therefore foreseeing different forms of scaffolding, such as activation of prior knowledge, structured use of relevant linguistic resources and guided listening and writing practices. The activities are organized around aspects relevant to the genres mystery film, such as the construction of the plot and characters, the relevance of the setting and clues to solving the case, with attention to the multimodal aspects present in the film (dialogue, actions, images, soundtrack, etc.), and critical comment, focusing on ways of expressing opinions on different aspects of the film. These activities seek to provide opportunities for students to experience and understand the expectations related to the genres in question for a more confident authorial participation in Portuguese and in English. This paper contributes with practical examples of activities for teaching literature in additional language classes in school, aiming to create opportunities for fruition, critical analysis, reflection on life and art, and effective participation in social practices in the artistic-literary sphere. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1318)
Este item está licenciado na Creative Commons License
