Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos
dc.contributor.author | Costa, Rodrigo Garret da | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T06:00:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29306 | pt_BR |
dc.description.abstract | Relata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents an experiment on the use of a simulation and modelling computer environment in the teaching of Physical Chemistry. The research was conducted with students attending the Chemistry Teaching program at Cefet Campos aiming at: examining the contribution of using Modellus in the teaching and learning process, promoting a cooperative and collaborative learning environment among students, and observe changes in the student’s Zone of Proximal Development promoted by social and cognitive interactions in that computational environment. The results obtained in the tests indicate a significant improvement in the understanding of the concepts and representations of the models investigated in the research, specially among low performance students who had bad results in the first test. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Curso de Química | pt_BR |
dc.subject | Physical-chemistry | en |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Gas law | en |
dc.subject | Modelling | en |
dc.title | Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campos | pt_BR |
dc.title.alternative | A pedagogical for the use of computational modeling in the chemistry education course at cefet-campos | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000763399 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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