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dc.contributor.authorCosta, Rodrigo Garret dapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:31Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29306pt_BR
dc.description.abstractRelata-se a experiência no uso de um ambiente de simulação e modelagem computacional no ensino de Físico-Química. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Cefet Campos, RJ, e teve como objetivos: examinar a contribuição do uso do software Modellus no processo de ensino-aprendizagem; promover um ambiente colaborativo e cooperativo entre os estudantes; verificar as modificações na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos proporcionadas por interações sociais nesse ambiente computacional. Os resultados obtidos nos testes indicaram uma melhora significativa na compreensão dos conceitos e das representações relativas aos modelos estudados, principalmente entre os alunos que obtiveram baixo rendimento no teste inicial.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents an experiment on the use of a simulation and modelling computer environment in the teaching of Physical Chemistry. The research was conducted with students attending the Chemistry Teaching program at Cefet Campos aiming at: examining the contribution of using Modellus in the teaching and learning process, promoting a cooperative and collaborative learning environment among students, and observe changes in the student’s Zone of Proximal Development promoted by social and cognitive interactions in that computational environment. The results obtained in the tests indicate a significant improvement in the understanding of the concepts and representations of the models investigated in the research, specially among low performance students who had bad results in the first test.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectCurso de Químicapt_BR
dc.subjectPhysical-chemistryen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectGas lawen
dc.subjectModellingen
dc.titleUma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do cefet campospt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical for the use of computational modeling in the chemistry education course at cefet-campos en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763399pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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