Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorHenrique, Sirleipt_BR
dc.date.accessioned2011-06-01T06:00:44Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29285pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a compreender como adolescentes de uma escola pública, que estão freqüentando a turma do primeiro ano de ensino médio, composta por onze alunos e vinte e três alunas, com idade entre quinze e dezessete anos percebem o seu corpo e sua sexualidade através das Artes Visuais. Como cada gênero consegue representar através da sua expressão gráfica, corporal, verbal e plástica o prazer, e assim abordar a sexualidade e a relação com seu próprio corpo. No exercício da docência de arte, sempre que era exibida nas aulas uma imagem com o nu artístico, surgiam piadas e risadas. Como professora, isso me instigava e com tempo, nas aulas de arte, essas exibições de imagens foram substituídas pelo trabalho com o nu. A partir daí era o momento de enfrentar o problema de frente, um grande desafio para a Arte-educadora. Depois de conversar com os alunos e de um levantamento realizado em sala de aula com todos, foi constatado que nunca trabalharam o nu nas aulas de arte e que o tema sexualidade só era abordado nas aulas de Ciências como prevenção das doenças sexualmente transmitidas. A partir de então se começou a abordar o nu nas aulas de arte, o corpo sendo explorado com prazer, em nível suficiente para provocar nos alunos o desejo em expressar pensamentos e emoções, tornando-os assim mais autoconfiantes, para que pudessem então, de uma forma crítica e comprometida, manifestar a sua opinião referente à maneira como o corpo e a sexualidade se apresentam nas obras de arte. No decorrer das aulas, entre muitas conversas, foram de grande valia atividades diversificadas com expressões gráficas, performances e visitas em exposições que aconteceram na cidade de Porto Alegre durante a realização da pesquisa. Durante o período de vinte de maio a vinte e nove de setembro de 2010, foram realizadas as observações, registros fotográficos, anotações em diário e entrevistas feitas com os alunos. Sobretudo, constata-se que é possível abordar através da arte na escola, a relação corpo, adolescência, gênero e sexualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleA adolescência e o corpo através da artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Pedagogia da Artept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples