A adolescência e o corpo através da arte
dc.contributor.advisor | Loponte, Luciana Gruppelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Henrique, Sirlei | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-01T06:00:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29285 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a compreender como adolescentes de uma escola pública, que estão freqüentando a turma do primeiro ano de ensino médio, composta por onze alunos e vinte e três alunas, com idade entre quinze e dezessete anos percebem o seu corpo e sua sexualidade através das Artes Visuais. Como cada gênero consegue representar através da sua expressão gráfica, corporal, verbal e plástica o prazer, e assim abordar a sexualidade e a relação com seu próprio corpo. No exercício da docência de arte, sempre que era exibida nas aulas uma imagem com o nu artístico, surgiam piadas e risadas. Como professora, isso me instigava e com tempo, nas aulas de arte, essas exibições de imagens foram substituídas pelo trabalho com o nu. A partir daí era o momento de enfrentar o problema de frente, um grande desafio para a Arte-educadora. Depois de conversar com os alunos e de um levantamento realizado em sala de aula com todos, foi constatado que nunca trabalharam o nu nas aulas de arte e que o tema sexualidade só era abordado nas aulas de Ciências como prevenção das doenças sexualmente transmitidas. A partir de então se começou a abordar o nu nas aulas de arte, o corpo sendo explorado com prazer, em nível suficiente para provocar nos alunos o desejo em expressar pensamentos e emoções, tornando-os assim mais autoconfiantes, para que pudessem então, de uma forma crítica e comprometida, manifestar a sua opinião referente à maneira como o corpo e a sexualidade se apresentam nas obras de arte. No decorrer das aulas, entre muitas conversas, foram de grande valia atividades diversificadas com expressões gráficas, performances e visitas em exposições que aconteceram na cidade de Porto Alegre durante a realização da pesquisa. Durante o período de vinte de maio a vinte e nove de setembro de 2010, foram realizadas as observações, registros fotográficos, anotações em diário e entrevistas feitas com os alunos. Sobretudo, constata-se que é possível abordar através da arte na escola, a relação corpo, adolescência, gênero e sexualidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | A adolescência e o corpo através da arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000776698 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Pedagogia da Arte | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)