Performances dos bebês : corpo, objeto, descoberta e conhecimento
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Velazquez, Patrícia Fabiana Moreno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-01T06:00:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29272 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo principal de estudar e investigar as possibilidades interativas dos bebês, tendo em vista as suas diferentes formas e “performances” de descobrir os objetos do mundo ao seu redor através da exploração, da ludicidade e da corporeidade dos bebês, a pesquisadora buscou conhecer e identificar etapas do desenvolvimento de bebês, por meio das experiências, intervenções sócio-afetivas, proposições de atividades e situações frente à gama de estímulos possíveis que tocam a sua sensibilidade. Os sujeitos da pesquisa foram oito bebês em idades entre seis a dezesseis meses, pertencentes a uma tradicional Escola Privada de Porto Alegre, que atende crianças a partir dos quatro meses de idade, até o Ensino Médio. Pensando num método que contemplasse a observação, o entendimento e a reflexão envolvendo bebês, a pesquisa desenvolve-se numa abordagem qualitativa. Narrada em forma de dissertação e episódios, selecionados de modo a contemplar alguns dos dados coletados. Para a coleta utilizou-se o método de observação, registro e apontamentos, no qual são descritas as condições de desenvolvimento dos bebês de uma turma de berçário I. Com a pesquisa teórica e através das observações junto aos bebês, a pesquisadora e profissional da Educação Infantil observou que o desenvolvimento cognitivo, físico e sócio-afetivo acontecem na interação do bebê consigo mesmo, na relação que ele estabelece com os objetos do meio exterior, com seus coetâneos, na mediação afetiva e pedagógica com o adulto responsável, por intermédio da exploração, da descoberta e de brincadeiras que estabelece com todas essas relações e brinquedos. As relações que se estabelecem ao brincar propõem a criança um mundo do tamanho da sua compreensão, sendo este, mediador de equilíbrio do princípio do prazer versus realidade, controlador de angústias possibilitando-a relacionar-se e interagir com o seu eu e com o meio. | pt_BR |
dc.description.abstract | Con el objetivo de estudiar e investigar las posibilidades interactivas de los bebés, teniendo en cuenta sus diferentes formas y "performances" de descubrir los objetos del mundo que les rodea a través de la exploración, el juego y la corporeidad de los bebés, el investigador tuvo como objetivo conocer e identificar las etapas del desarrollo de los bebés, través de las experiencias, las intervenciones socio-afectivas y propuestas de actividades y las situaciones que en enfrente la gama de estímulos posible que toque su sensibilidad. Los sujetos del estudio fueron ocho bebés de entre seis y dieciséis meses, pertenecientes a una Escuela tradicional Privada en Porto Alegre, que atiende a niños desde los cuatro meses de edad hasta la escuela secundaria. Pensando en un método que se refiere a la observación, la comprensión y reflexión de los bebés, la investigación se desarrolla en un enfoque cualitativo. Narrada en forma de tesis y los episodios, seleccionados para incluir algunos de los datos recogidos. Para la recogida se utilizó el método de observación, registro y notas, que describe las condiciones para el desarrollo de los bebés en una clase de niños pequeños. Con la investigación teórica y a través de observaciones con los bebés, investigador y profesional de Educación Infantil observó que el desarrollo cognitivo, físico y socio-afectivo se producen en la interacción del propio bebé, en la relación que establece con los objetos del medio externo, con sus compañeros, en la mediación afectiva y la enseñanza con un adulto responsable, través de la exploración, descubrimiento y el establecimiento de jugar con todas estas relaciones y los juguetes. Las relaciones que propone el juego al niño un mundo del tamaño de su comprensión, y esto, es mediador de equilibrio del principio del placer frente a la realidad, controlador de angustia, lo que les permite relacionarse e interactuar con su auto y con el medio ambiente. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bebé | es |
dc.subject | Bebê | pt_BR |
dc.subject | Desarrollo | es |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Expresión | es |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Cuerpo | es |
dc.subject | Lúdico | es |
dc.title | Performances dos bebês : corpo, objeto, descoberta e conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000776677 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Pedagogia da Arte | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)