Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorMarcon, Luciana Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-01T06:00:32Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29269pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe uma análise e uma reflexão sobre as relações entre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no âmbito do teatro com foco na formação vocal do ator e o confronto com alguns conceitos relacionados às pedagogias do ator e às pedagogia da voz presentes nas obras do pesquisador polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) e da fonoaudióloga brasileira Eudósia Acuña Quinteiro. A pesquisa empírica deu-se através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 10 atores que trabalham na cidade de Porto Alegre. A partir dos conceitos de Teatro como Encontro e de voz como resultado de uma unidade biopsicossocial propôs-se a análise do material empírico. Com base na análise das entrevistas conclui-se que as relações de ensino-aprendizagem referentes ao trabalho vocal apresentam características bastante específicas como a relação do ator com sua própria voz e a relação entre o ator-aluno e o preparador vocalprofessor e que essas relações de ensino-aprendizagem são determinantes na formação vocal dos atores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino-aprendizagem da expressão vocal no teatropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776308pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Pedagogia da Artept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples