Arte da periferia e arte na periferia : reflexões sobre um teatro em trânsito
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho surge a partir de meus questionamentos como arte-educadora na Vila Dique e trata-se de uma análise sobre o Teatro nesta comunidade. Tem como objetivos compreender as ações teatrais realizadas neste contexto, refletir sobre sua função para os moradores e para o Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB); traçar o perfil de seus moradores para conhecer os integrantes das oficinas e avaliar o trabalho do educador teatral, a fim de compreender seu papel dentro de uma realidade de re ...
Este trabalho surge a partir de meus questionamentos como arte-educadora na Vila Dique e trata-se de uma análise sobre o Teatro nesta comunidade. Tem como objetivos compreender as ações teatrais realizadas neste contexto, refletir sobre sua função para os moradores e para o Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB); traçar o perfil de seus moradores para conhecer os integrantes das oficinas e avaliar o trabalho do educador teatral, a fim de compreender seu papel dentro de uma realidade de reassentamento. Os dados foram coletados através de uma pesquisa de campo, da análise do Projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS) e do Diário de Aula das Oficinas dadas na Igreja Santíssima Trindade. Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a Arte realizada pelos moradores da Vila Dique. ...
Abstract
This research has began from my questioning as an art educator in Vila Dique and is a review about the theater in this community. It aims to understand the theatrical actions performed in this context, to reflect on their role for the residents and for the Municipal Housing Department (DEMHAB); to profile their inhabitants and so learn about the members of the workshops and evaluate the work of thetheater educator in order to understand their role within a reality of resettlement. Data were col ...
This research has began from my questioning as an art educator in Vila Dique and is a review about the theater in this community. It aims to understand the theatrical actions performed in this context, to reflect on their role for the residents and for the Municipal Housing Department (DEMHAB); to profile their inhabitants and so learn about the members of the workshops and evaluate the work of thetheater educator in order to understand their role within a reality of resettlement. Data were collected through a field research, analysis of the Technical and Social Work Project (PTTs) and the Diary of the lectures in the Workshops given at the Santíssima Trindade Chruch. This research presents a reflection on the Art held by the residents of Vila Dique. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License