Exercícios do olhar : a fotografia na educação infantil
dc.contributor.advisor | Zordan, Paola | pt_BR |
dc.contributor.author | Brandimiller, Julia Burger | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-01T06:00:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29265 | pt_BR |
dc.description.abstract | O projeto exercícios do olhar surgiu a partir da união de experiências pessoais no âmbito da educação, da fotografia e das artes visuais. Teve por objetivo desenvolver práticas que favorecessem a experiência de ver com atenção, registrar, sensibilizar o olhar. Como proposta educativa, buscou experiências junto à crianças de três a seis anos a partir da técnica fotográfica, seus desdobramentos, investigações e possíveis descoberta através de exercícios e percursos investigativos do olhar. Esta proposta ocorreu na Escola de Educação Infantil Sementinha de Vida, de ensino privado em Porto Alegre. O trabalho analítico utilizou-se de alguns estudos sobre o olhar a partir de Jan Masschelein, Wim Wenders, Nelson Brissac, Evgen Bavcar entre outros. Questões acerca da fotografia foram demarcadas por Roland Barthes, Philippe Dubois e Vilém Flusser como principais autores e sobre o trabalho com crianças, a experiência, os percursos educativos, Jorge Larrosa, Susana Rangel e Sandra Corazza. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Exercícios do olhar : a fotografia na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000776297 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Pedagogia da Arte | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)