Projeto dramatizando nossa arte : resgatando o sentido da arte teatral em uma comunidade escolar da cidade de Porto Alegre
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A presente monografia constitui-se em uma pesquisa que tem como tema as linguagens artísticas na formação humana. Pensa-se que a arte integra o conhecimento, bem como qualifica o pensamento, através da abordagem estética, da prática do belo, do sensível. Neste contexto, pergunta-se, como a arte interfere na construção do saber para uma aprendizagem reflexiva? Com relação a esta analise, foca-se o teatro, a dinâmica do jogo dramático e teatral na constituição do sujeito. Atualmente, percebe-se q ...
A presente monografia constitui-se em uma pesquisa que tem como tema as linguagens artísticas na formação humana. Pensa-se que a arte integra o conhecimento, bem como qualifica o pensamento, através da abordagem estética, da prática do belo, do sensível. Neste contexto, pergunta-se, como a arte interfere na construção do saber para uma aprendizagem reflexiva? Com relação a esta analise, foca-se o teatro, a dinâmica do jogo dramático e teatral na constituição do sujeito. Atualmente, percebe-se que a escola não consegue preencher as lacunas advindas da sociedade contemporânea. Cada vez mais, as crianças nos “brindam” com conceitos, informações, que estão além dos conteúdos formais. Como trabalhar com estas questões? Será que não é necessário jogar mais, brincar mais, experimentar mais o potencial criativo dos alunos? Como a arte incentiva, estimula, provoca o ser humano? Para responder a estas inquietações, tentou-se resgatar os sentidos que foram inseridos em um projeto que vinculava a arte à educação, a estética à criação, a inteligência à emoção, o jogo, o drama à atuação e à reflexão. Este projeto denominava-se Dramatizando Nossa Arte e tinha como objetivo qualificar e desenvolver a criatividade dos alunos a partir da vivência com a linguagem dramática e teatral. Portanto, esta monografia tem como finalidade averiguar se esta experiência repercutiu na formação das crianças e jovens que fizeram parte desta proposta. Considerando também, os reflexos e significados que foram instaurados junto ao corpo docente e espaço escolar. Por isso, através da execução de oficinas, entrevistas semi- estruturadas e diário de campo buscou-se resgatar a memória, a relevância desta prática. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License