O cinema como formação : possíveis caminhos para o uso de produtos cinematográficos na educação ambiental a partir de uma análise do fenômeno avatar
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho contextualiza a preocupação crescente com meio ambiente e sustentabilidade na contemporaneidade. Apresenta a metodologia que será usada na tentativa de trilhar uma proposta pedagógico que agregue a utilização do cinema em práticas de educação ambiental. Após, insere o objeto de estudo, o filme Avatar, de 2009, com direção e roteiro de direção James Cameron, no universo temporal a que pertence, traçando o panorama social em que ele é lançado. A seguir é feita uma análise de caso do ...
Este trabalho contextualiza a preocupação crescente com meio ambiente e sustentabilidade na contemporaneidade. Apresenta a metodologia que será usada na tentativa de trilhar uma proposta pedagógico que agregue a utilização do cinema em práticas de educação ambiental. Após, insere o objeto de estudo, o filme Avatar, de 2009, com direção e roteiro de direção James Cameron, no universo temporal a que pertence, traçando o panorama social em que ele é lançado. A seguir é feita uma análise de caso do filme visando estabelecer relações de elementos e alegorias presentes nele e conceitos referentes ao meio ambiente e à sustentabilidade. Por fim, sugere caminhos para a utilização da película na Educação Ambiental. ...
Abstract
This work analyzes the growing concern over the environment and sustainability in contemporary times. Presents the methodology to be used for work in order to create an educational proposal that adds the use of cinema practices in environmental education. After that, insert the object of study, the film Avatar, 2009, directed and written by James Cameron, in the temporal universe belonging, tracing the social landscape in which it is released. The following analysis seeks establish relations be ...
This work analyzes the growing concern over the environment and sustainability in contemporary times. Presents the methodology to be used for work in order to create an educational proposal that adds the use of cinema practices in environmental education. After that, insert the object of study, the film Avatar, 2009, directed and written by James Cameron, in the temporal universe belonging, tracing the social landscape in which it is released. The following analysis seeks establish relations between elements and allegories within the film and concepts concerning the environment and sustainability. Finally, it suggests ways to use the film in Environmental Education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License