Show simple item record

dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorJacques, Janderson Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-05T06:53:41Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/292475pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo compreender o modo como os TikTokers negros percebem e interagem com os algoritmos no TikTok a partir de uma investigação das estratégias que utilizam para subverter a lógica algorítmica, que está no centro da mediação da visibilidade e do reconhecimento de pessoas negras que criam conteúdo na plataforma. O interesse do presente trabalho surge a partir das problemáticas do mercado de influência, que perpetua o pacto narcísico da branquitude (Bento, 2022), impulsionando a ascensão social de pessoas brancas em detrimento de criadores negros. Para isso, cinco TikTokers negros, que atendiam os requisitos da TikTok Creator Fund e monetizam seus conteúdos de alguma maneira, foram escolhidos para este debate em entrevistas semiestruturadas. A base teórica da pesquisa discute a plataformização a partir dos processos que estruturam o objeto empírico: o TikTok. Por conseguinte, aborda-se a estrutura dos racismos, que, nas plataformas online, passa a ser incorporada por meio dos algoritmos, dando origem ao racismo algorítmico (Silva, 2022). Para efetivar a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) como base metodológica para examinar entrevistas com TikTokers negros e conteúdos publicados na plataforma. Os resultados revelam que os TikTokers negros percebem padrões de invisibilização e desvalorização de seus conteúdos, além de observarem que suas postagens têm menor alcance em comparação com criadores brancos, o que dificulta sua ascensão na plataforma. Apesar disso, desenvolvem estratégias próprias para subverter a lógica algorítmica, adaptando seus conteúdos às tendências, explorando nichos específicos e engajando comunidades para ampliar a visibilidade de seus vídeos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand how Black TikTokers perceive and interact with TikTok’s algorithms by investigating the strategies they use to subvert the algorithmic logic that mediates the visibility and recognition of Black content creators on the platform. The interest in this study stems from issues within the influencer market, which perpetuates the narcissistic pact of whiteness (Bento, 2022), facilitating the social ascension of white creators to the detriment of Black creators. To explore this, five Black TikTokers who meet the requirements of the TikTok Creator Fund and monetize their content in some capacity were selected for semi-structured interviews. The theoretical foundation of this research examines platformization through the processes that structure the empirical object: TikTok. Consequently, it addresses the structure of racism, which, on online platforms, becomes embedded through algorithms, giving rise to algorithmic racism (Silva, 2022). For the analysis, Content Analysis (Bardin, 1977) was employed as the methodological approach to examine interviews with Black TikTokers and content published on the platform. The findings reveal that Black TikTokers perceive patterns of invisibility and devaluation of their content, noting that their posts tend to have less reach compared to those of white creators, ultimately hindering their growth on the platform. Nevertheless, they develop strategies to navigate and subvert algorithmic constraints by adapting their content to trends, targeting specific niches, and engaging communities to enhance the visibility of their videos.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTiktok (Site)pt_BR
dc.subjectAlgorithmic racismen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectPlatformizationen
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBlack content creatorsen
dc.subjectTikToken
dc.titleOnde estão as pessoas negras na for you? : racismo algorítmico e a disputa por visibilidade no TikTokpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001256426pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record