Políticas de Ensino Superior e acompanhamento aos(às) novos(as) docentes no Brasil e no Uruguai
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
Higher Education Policies and Support for New Teachers in Brazil and Uruguay
Políticas de Educación Superior y seguimiento de nuevos docentes en Brasil y Uruguay
Assunto
Resumo
O artigo tem por objetivo conhecer e problematizar o ingresso e o desenvolvimento inicial da carreira e as políticas e programas de acompanhamento a novos(as) docentes no Ensino Superior, delimitando como lócus dois países latino-americanos: Brasil e Uruguai; para tanto, definiu-se o recorte temporal na última década. Parte-se do aporte constituído pela pesquisa documental e bibliográfica, de tipo qualitativa, com pesquisas em diferentes Universidades de nível Federal no Brasil e Uruguaiinvesti ...
O artigo tem por objetivo conhecer e problematizar o ingresso e o desenvolvimento inicial da carreira e as políticas e programas de acompanhamento a novos(as) docentes no Ensino Superior, delimitando como lócus dois países latino-americanos: Brasil e Uruguai; para tanto, definiu-se o recorte temporal na última década. Parte-se do aporte constituído pela pesquisa documental e bibliográfica, de tipo qualitativa, com pesquisas em diferentes Universidades de nível Federal no Brasil e Uruguaiinvestigandopossíveispolíticas,comotambém, as iniciativas provenientes das instituições selecionadas. Tais resultados são cotejados a partir de estudos e pesquisasdeautoresquetematizamaquestão.Porfim,se estudam os aspectos centrais dos programas encontrados procurandoidentificarsimilitudesediferençasemfunção das características que marcam cada um dos casos. A análisepermiteindicaraimportânciadetaisaçõesparaa formaçãoeatuaçãodocentetantoemumcomoemoutro país estudado. Por outro lado, em ambos os países, são doisosprincipaisaspectosencontrados:asreformulações constantes, e, a fragmentação ao tratar-se de ações pontuais das Universidades que indicam iniciativas institucionais localizadas e não políticas, fragilizando o acompanhamento dos(as) novos(as) docentes. ...
Abstract
The aim of this article is to find out more about and problematize entry and initial career development, as well as policies and programs to support new teachers in higher education, focusing on two Latin American countries: Brazil and Uruguay, with a time frame of the last decade. The starting point is qualitative documentary and bibliographical research, with surveys ofdifferent federal universities in Brazil and Uruguay investigating possible policies, as well as initiatives from the selecte ...
The aim of this article is to find out more about and problematize entry and initial career development, as well as policies and programs to support new teachers in higher education, focusing on two Latin American countries: Brazil and Uruguay, with a time frame of the last decade. The starting point is qualitative documentary and bibliographical research, with surveys ofdifferent federal universities in Brazil and Uruguay investigating possible policies, as well as initiatives from the selected institutions. These results are compared on the basis of studies and research by authors who have addressed the issue. Finally, the central aspects of the programs found are studied, seeking to identify similarities and differences according to the characteristics that mark each of the cases. The analysis shows the importance of these actions for teacher training and performance inboth the countries studied. On the other hand, there are two main aspects found in both countries: constant reformulation, and fragmentation when it comes to specific actions by universities that indicate localized institutional initiatives rather than policies, weakening the monitoring of new teachers. ...
Resumen
El objetivo de este artículo esconocer y problematizar el ingreso y el desarrollo inicial de la carrera, así como las políticas y programas de apoyo a los nuevos maestros de educación superior, centrándose en dos países latinoamericanos: Brasil y Uruguay. El punto de partida es la investigación cualitativa documental y bibliográfica, con encuestas a diferentes universidades federales de Brasil y Uruguay para investigar posibles políticas, así como iniciativas de las instituciones seleccionadas. ...
El objetivo de este artículo esconocer y problematizar el ingreso y el desarrollo inicial de la carrera, así como las políticas y programas de apoyo a los nuevos maestros de educación superior, centrándose en dos países latinoamericanos: Brasil y Uruguay. El punto de partida es la investigación cualitativa documental y bibliográfica, con encuestas a diferentes universidades federales de Brasil y Uruguay para investigar posibles políticas, así como iniciativas de las instituciones seleccionadas. Estos resultados se cotejan con estudios einvestigaciones de autores que han abordado el tema. Finalmente, se estudian los aspectos centrales de los programas encontrados en un intento de identificar similitudes y diferencias según las características de cada caso. El análisis muestra la importancia de estas acciones para la formación y el desempeño docente en los dos países estudiados. Por otro lado, en ambos países se encontraron dos aspectos centrales: la reformulación constante y la fragmentación en el caso de las acciones específicas de las universidades, que indican iniciativas institucionales localizadas más que políticas, debilitando el seguimiento de los nuevos docentes. ...
Contido em
Resvista Linhas. Itacorubi, SC. 2017. Vol. 26, n. 60 (jan./abr. 2025), p. 159-189
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42889)Ciências Humanas (7460)
Este item está licenciado na Creative Commons License
