Infâncias, crianças e educação infantil do e no campo
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Data
2023Tipo
Outro título
Childhoods, children and rural early childhood education
Infancias, niños/as y educación infantil del y en el campo
Assunto
Resumo
Esta Seção Temática apresenta o tema Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo, enquanto campo de estudos que almeja produzir conhecimento sobre sujeitos/as, direitos e modos de vida de crianças que residem nos territórios rurais do país, evidenciando questões atuais que os atravessam; e levar adiante o processo de cons-trução da agenda política e conceitual para a Educação Infantil do e no Campo, iniciada pelo Grupo de Trabalho instituído em 2010 e con-tinuada pela primeira pesquis ...
Esta Seção Temática apresenta o tema Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo, enquanto campo de estudos que almeja produzir conhecimento sobre sujeitos/as, direitos e modos de vida de crianças que residem nos territórios rurais do país, evidenciando questões atuais que os atravessam; e levar adiante o processo de cons-trução da agenda política e conceitual para a Educação Infantil do e no Campo, iniciada pelo Grupo de Trabalho instituído em 2010 e con-tinuada pela primeira pesquisa nacional, entre 2011-2012. A pesquisa aprofundará questões colocadas no enfrentamento desse contexto, considerando aspectos históricos, políticos, pedagógicos, além da interlocução entre Grupos de Pesquisa que investigam as infâncias e os direitos das crianças do campo, ribeirinhas, quilombolas, das águas e das florestas à Educação Infantil como dever do Estado. ...
Abstract
This thematic section presents the theme of Childhoods, Children and Rural Early Childhood as a field of study that aims to pro-duce knowledge about subjects, rights and ways of life of children living in the country’s rural territories, highlighting current issues that cross them. It also carries forward the process of building the political and conceptual agenda for rural early childhood education, put forth by the working group established in 2010 and resumed by the first national survey bet ...
This thematic section presents the theme of Childhoods, Children and Rural Early Childhood as a field of study that aims to pro-duce knowledge about subjects, rights and ways of life of children living in the country’s rural territories, highlighting current issues that cross them. It also carries forward the process of building the political and conceptual agenda for rural early childhood education, put forth by the working group established in 2010 and resumed by the first national survey between 2011-2012. This research deepens questions raised in tackling this context, considering historical, political and pedagogical aspects in addition to dialogue between research groups that investigate childhoods and the rights of children who live in rural, riparian, quilombola, water and forest regions to early childhood educa-tion as a duty of the State. ...
Resumen
Esta Sección Temática presenta el tema Infancias, Niños/as y Educación Infantil del y en el Campo, como un campo de estudio que tiene como objetivo producir conocimiento sobre temas, derechos y formas de vida de los/as niños/as que residen en los territorios rurales del país, resaltando problemáticas actuales que los atraviesan; y llevar adelante el proceso de construcción de la agenda política y conceptual para la Educación Infantil del y en el Campo, iniciado por el Grupo de Trabajo estableci ...
Esta Sección Temática presenta el tema Infancias, Niños/as y Educación Infantil del y en el Campo, como un campo de estudio que tiene como objetivo producir conocimiento sobre temas, derechos y formas de vida de los/as niños/as que residen en los territorios rurales del país, resaltando problemáticas actuales que los atraviesan; y llevar adelante el proceso de construcción de la agenda política y conceptual para la Educación Infantil del y en el Campo, iniciado por el Grupo de Trabajo establecido en 2010 y continuado por la primera encuesta nacional, entre 2011-2012. La investigación profundizará en las cuestio-nes planteadas en el abordaje de este contexto, considerando aspectos históricos, políticos y pedagógicos, además del diálogo entre Grupos de Investigación que investigan la infancia y los derechos de los/as niños/as campesinos, ribereños, quilombolas, del agua y de la selva a la Educación Infantil como deber del Estado. ...
Contido em
Retratos da escola. Brasília, DF. Vol. 17, n. 39 (set./dez. 2023), p. 985-996
Origem
Nacional
Coleções
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