O tigre na jangada : exclusão e contradição na rotina de um aluno bolsista na escola privada
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
The tiger on the raft: exclusion and contradiction in the routine of a scholarship student at a private school
Assunto
Resumo
Este trabalho de pesquisa procura contribuir com o campo de estudos sociológicos da educação a respeito das relações família-escola. Com essa intenção, a investigação tem como objetivo compreender como um jovem bolsista de família de classe trabalhadora, de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada de classe média alta, enfrenta a exclusão na sua rotina escolar. Explorar uma excepcional contradição de classe – um aluno de família de classe trabalhadora na escola de classe m ...
Este trabalho de pesquisa procura contribuir com o campo de estudos sociológicos da educação a respeito das relações família-escola. Com essa intenção, a investigação tem como objetivo compreender como um jovem bolsista de família de classe trabalhadora, de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada de classe média alta, enfrenta a exclusão na sua rotina escolar. Explorar uma excepcional contradição de classe – um aluno de família de classe trabalhadora na escola de classe média alta – abre caminho para a compreensão dos processos de exclusão no interior da escola privada brasileira, que ainda permanece como uma “caixa fechada” sociológica. Metodologicamente, é mobilizada a “imaginação etnográfica”, de acordo com Paul Willis, sendo apresentadas cenas da rotina escolar decorrentes de observação participante, além de entrevistas com estudantes e professores. A discussão indica as diversas dimensões do processo de exclusão por que passa o aluno pesquisado no interior da escola privada, destacando-se: 1) o poder simbólico e a desigualdade material operando em articulação no dia a dia do processo de escolarização do aluno bolsista; 2) a legitimação institucional, através dos discursos escolares, a respeito do fracasso escolar do estudante; 3) as formas de mediação e negociação com que o aluno, ativamente, responde à exclusão escolar. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da investigação microssociológica, no interior das escolas, para a devida compreensão, e interrupção, das desigualdades educacionais. ...
Abstract
This research work seeks to contribute to the field of sociological studies of education regarding the familyschool relationship. With this intention, the investigation aims to understand how a young scholarship holder from a working-class family, from a second-year high school class at a private middle-class school, faces exclusion in his school routine. Exploring an exceptional class contradiction – a student from a workingclass family in a middle-class school – paves the way for understandin ...
This research work seeks to contribute to the field of sociological studies of education regarding the familyschool relationship. With this intention, the investigation aims to understand how a young scholarship holder from a working-class family, from a second-year high school class at a private middle-class school, faces exclusion in his school routine. Exploring an exceptional class contradiction – a student from a workingclass family in a middle-class school – paves the way for understanding the processes of exclusion within Brazilian private schools, which still remain a sociological “closed box”. Methodologically, the “ethnographic imagination” is mobilized, according to Paul Willis, with scenes from the school routine resulting from participant observation, as well as interviews with students and teachers. The discussion indicates the various dimensions of the exclusion process that the student goes through within the private school, highlighting 1) symbolic power and material inequality, operating in conjunction with the scholarship student’s day-to-day schooling process; 2) institutional legitimation, through school discourses, regarding the student’s academic failure; 3) the forms of mediation and negotiation with which the student actively responds to school exclusion. The research results point to the importance of microsociological investigation, within schools, for the proper understanding, and interruption, of educational inequalities. ...
Contido em
Educar em Revista. Paraná, PR. Vol. 40 (2024), e95784, p. 1-18
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42889)Ciências Humanas (7460)
Este item está licenciado na Creative Commons License
