A docente-ciborgue constituída durante o ensino remoto emergencial
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
The teacher cyborg formed during emergency remote teaching
Assunto
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar as docências produzidas por professoras dos Anos Iniciais da rede privada de ensino de Porto Alegre (RS), durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O solo teórico que guiou a realização do estudo é composto pelas ferramentas do pensamento de Michel Foucault. O material empírico consistiu em enunciações de 21 educadoras sobre suas formas de ministrar e planejar aulas no ERE. A análise evidenciou que o ERE produziu três formas de d ...
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar as docências produzidas por professoras dos Anos Iniciais da rede privada de ensino de Porto Alegre (RS), durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O solo teórico que guiou a realização do estudo é composto pelas ferramentas do pensamento de Michel Foucault. O material empírico consistiu em enunciações de 21 educadoras sobre suas formas de ministrar e planejar aulas no ERE. A análise evidenciou que o ERE produziu três formas de docências, denominadas como: docência protagonista, docência re-inventiva e docência ciborgue, que se mantiveram alinhadas com as premissas do neoliberalismo. ...
Abstract
This article is the result of research that aimed to investigate the teachings produced by teachers who taught in the Initial Years of the private education network in Porto Alegre (RS), during Emergency Remote Education (ERE). The theoretical ground that guided the study is composed of the tools of Michel Foucault's thinking. The empirical material consists of statements from 21 educators about their ways of teaching and planning classes during ERE. The analysis showed that ERE produced three ...
This article is the result of research that aimed to investigate the teachings produced by teachers who taught in the Initial Years of the private education network in Porto Alegre (RS), during Emergency Remote Education (ERE). The theoretical ground that guided the study is composed of the tools of Michel Foucault's thinking. The empirical material consists of statements from 21 educators about their ways of teaching and planning classes during ERE. The analysis showed that ERE produced three forms of teaching, appointments as: protagonist teaching, re-inventive teaching and cyborg teaching, which remained aligned with the premises of neoliberalism. ...
Contido em
Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 34, (jan./dez. 2025), p. 161 - 184
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42889)Ciências Humanas (7460)
-
Artigos de Periódicos (42889)Ciências Exatas e da Terra (6389)
Este item está licenciado na Creative Commons License
