Intervenção contra a desinformação em aulas de ciências do ensino fundamental : um estudo de caso no sul do Brasil
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
Intervention against disinformation in elementary school science classes : a case atudyin southern Brazil
Assunto
Resumo
A ampla disseminação de informações falsas em meios virtuais vem sendo considerada um problema social de grandes proporções, afetando desde a saúde pública até a própria democracia. Diversas investigações vêm sendo desenvolvidas, no sentido de compreender e enfrentar esse fenômeno e seus desdobramentos. A chamada Inoculação Contra a Desinformação é uma das estratégias que vêm se mostrando promissoras para o enfrentamento do problema em tela. Aqui, nós realizamos um estudo de caso, com o objetiv ...
A ampla disseminação de informações falsas em meios virtuais vem sendo considerada um problema social de grandes proporções, afetando desde a saúde pública até a própria democracia. Diversas investigações vêm sendo desenvolvidas, no sentido de compreender e enfrentar esse fenômeno e seus desdobramentos. A chamada Inoculação Contra a Desinformação é uma das estratégias que vêm se mostrando promissoras para o enfrentamento do problema em tela. Aqui, nós realizamos um estudo de caso, com o objetivo de analisaro processo de implementação de uma intervenção em sala de aula, na disciplina de Ciências da Natureza. A implementação foi realizada junto a turmas de sétimo ano do ensino fundamental, pelo professor regente, em uma escola municipal da região serrana do Rio Grande do Sul, e contou com 38 participantes. A coleta de dados foi realizada através de questionários, material produzido pelos estudantes e anotações do professor, em um diário de bordo. Os dados foram analisados através de métodos mistos, incluindo ouso de análise de conteúdo, e também de estatística descritiva e inferencial. Nossos resultados sugerem que houve um desenvolvimento e utilização parcial, por parte dos estudantes, da habilidade de identificar estratégias de manipulação para o reconhecimento de informações falsas. À luz dos dados, tal desenvolvimento parece poder ser aprimorado através de modificações na intervenção, como a adição de elementos associados à Alfabetização Midiática e Informacional e à leitura lateral. A intervenção pareceu alterar o escopo de critérios utilizados para o julgamento de informações na internet, mas não alterou a percepção dos estudantes sobre sua confiança em cientistas, vacinas, meios de comunicação, bem como a percepção sobre a própria habilidade em reconhecer informações falsas e verdadeiras. Nossos achados também reforçam a segurança e a potencialidade da utilização de peças desinformativas como subsídio para abordagens pedagógicas, destacando aspectos a serem considerados para uma Educação em Ciências contraa desinformação. ...
Abstract
The pervasive spread of false information in virtual environments has emerged as a major social issue, impacting public health and democracy itself. Numerous investigations have been undertaken to understand and address this phenomenon and its ramifications. Inoculation against disinformation is one of the strategies that have shown promise in combating this issue. Here, we conducted a case study to analyze the implementation process of a classroom intervention in the Science discipline. The im ...
The pervasive spread of false information in virtual environments has emerged as a major social issue, impacting public health and democracy itself. Numerous investigations have been undertaken to understand and address this phenomenon and its ramifications. Inoculation against disinformation is one of the strategies that have shown promise in combating this issue. Here, we conducted a case study to analyze the implementation process of a classroom intervention in the Science discipline. The implementation was carried out with seventh-grade classes in elementary school, by the teacher in charge, at a municipal school in the mountainous region of Rio Grande do Sul, and involved 38 participants. Data collection was carried out through questionnaires, material produced by the students, and teacher's notes in a logbook. The data were analyzed using mixed methods, including the use of content analysis, as well as descriptive and inferential statistics. Our results suggest that there was a partial development and use, by the students, of the ability to identify manipulation strategies for recognizing false information. In light of the data, such development seems to be able to be improved through modifications to the intervention, such as the addition of elements associated with Media and Information Literacy and lateral reading. The intervention seemed to change the scope of criteria used to judge information on the internet, but did not change students' perception of their trust in scientists, vaccines, the media, as well as the perception of their own ability to recognize false and true information. Our findings also reinforce the safety and potential of using disinformation pieces as a subsidy for pedagogical approaches, and highlight aspects to be considered for Science Education against disinformation. ...
Contido em
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 20, n. 1 (2025), p. 1-32
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42889)Ciências Humanas (7460)
Este item está licenciado na Creative Commons License
