Pestalozzi e a educação como formação humana para a virtude : reflexões sobre a Carta de Stanz
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
Pestalozzi and education as human formation for virtue : reflections on the Stanz Lette
Pestalozzi y la educación como formación humana para la virtud : reflexiones sobre la Carta de Stanz
Assunto
Resumo
O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma análise crítica de uma das cartas de Johann Heinrich Pestalozzi sobre educação, Carta de Stanz, texto no qual o pensador relata a sua experiência educativa a serviço da República Helvética, hoje Suíça, junto a crianças pobres no século XVIII. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a perspectiva da História Cultural, de forma a priorizar a análise da cultura e da sociedade. Com essa carta compreende-se que Pestalozzi voltou-se ao trabalho de ...
O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma análise crítica de uma das cartas de Johann Heinrich Pestalozzi sobre educação, Carta de Stanz, texto no qual o pensador relata a sua experiência educativa a serviço da República Helvética, hoje Suíça, junto a crianças pobres no século XVIII. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a perspectiva da História Cultural, de forma a priorizar a análise da cultura e da sociedade. Com essa carta compreende-se que Pestalozzi voltou-se ao trabalho de mestre-escola, objetivando viabilizar uma experiência original de educação pública para as classes populares, orientada pelas necessidades do Estado e concepções iluministas em torno da natureza humana, também apropriadas e propaladas por ele. Nessa carta desdobra-se a concepção educativa em processo de construção e aplicação no instituto criado pelo educador, com inspirações na dinâmica familiar em voga naquele período da modernidade. Emerge ainda do texto pestalozziano, na medida em que descreve a sua prática de educação moral, uma pedagogia das virtudes compreendida como um projeto de formação humana para o bem, justiça e verdade, através da observação e do respeito ao desenvolvimento natural da criança, que, como consequência, contribuiria com a instituição de uma educação pública coerente com as necessidades do contexto histórico vivido. Conclui-se que a experiência de Stanz permitiu a Pestalozzi traçar, especialmente, a sua perspectiva de educação moral, voltada para a autonomia do indivíduo, por sua vez alicerçada na noção de dever, como elemento regulador de si na vida em sociedade, e no uso da razão. ...
Abstract
This article seeks to develop a critical analysis of Johann Heinrich Pestalozzi's Stanz Letter, in which he reflects on his educational experience working with poor children in the service of the Helvetic Republic (modern-day Switzerland) in the 18th century. Methodologically, the study adopts the perspective of Cultural History, emphasizing the analysis of culture and society. Through this letter, it is evident that Pestalozzi returned to his role as a schoolteacher, aiming to establish a pion ...
This article seeks to develop a critical analysis of Johann Heinrich Pestalozzi's Stanz Letter, in which he reflects on his educational experience working with poor children in the service of the Helvetic Republic (modern-day Switzerland) in the 18th century. Methodologically, the study adopts the perspective of Cultural History, emphasizing the analysis of culture and society. Through this letter, it is evident that Pestalozzi returned to his role as a schoolteacher, aiming to establish a pioneering modelof public education for the working classes, shaped by the needs of the state and Enlightenment ideas about human nature, which he also embraced and promoted. The Stanz Letter reveals the development and application of Pestalozzi's educational philosophy in the institute he founded, drawing inspiration from the family dynamics prevalent during that period of modernity. Additionally, as Pestalozzi describes his practice of moral education, a pedagogy of virtues emerges –one understood as a project for the formation of individuals in goodness, justice, and truth, achieved by observing and respecting the natural development of the child. This approach, Pestalozzi believed, would ultimately contribute to the establishment of a public education system aligned with the societal needs of the time. In conclusion, Pestalozzi's experience at Stanz allowed him to refine his approach to moral education, centered on fostering individual autonomy through the cultivation of duty as a guiding principle for life in society,alongside the exercise of reason. ...
Resumen
El artículo es resultado de una encuesta de productividad del CNPq, que tiene como uno de sus sitios de investigación la carrera de Pedagogía de la Universidad del Oeste de Santa Catarina (Unoesc). El objetivo de esta sección del proyecto fue mapear a los egresados del curso de pedagogia de la Institución Comunitaria de Educación Superior, con el fin de evaluar las condiciones de trabajo, el nivel socioeconómico y la satisfacción de estos pedagogos con su formación (inicial). Se trata de una in ...
El artículo es resultado de una encuesta de productividad del CNPq, que tiene como uno de sus sitios de investigación la carrera de Pedagogía de la Universidad del Oeste de Santa Catarina (Unoesc). El objetivo de esta sección del proyecto fue mapear a los egresados del curso de pedagogia de la Institución Comunitaria de Educación Superior, con el fin de evaluar las condiciones de trabajo, el nivel socioeconómico y la satisfacción de estos pedagogos con su formación (inicial). Se trata de una investigación cualitativa y exploratoria, con sujetos egresados de los campi Capinzal y Campos Novos entre 2019 y 2022. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado organizado mediante la Escala Likert. La investigación mostró que los egresadosde la carrera de pedagogía enfrentan diferentes desafíos en el ejercicio de la profesión, como la falta de oportunidades, la devaluación financiera y la contratación laboral temporal. Por lo que se recomienda la implementación de políticas educativas encaminadas a la contratación de docentes recién egresados mediante concursos públicos, con incentivos laborales para que puedan continuar sus estudios. La investigación demostró que es necesario crear políticas para incentivar la inserción de los pedagogos enel mundo de la investigación, además de aumentar el salario de estos profesionales. ...
Contido em
Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 43, n. 4 (out./dez. 2025), p. 1-19
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42889)Ciências Humanas (7460)
Este item está licenciado na Creative Commons License
