Educação infantil e a pandemia no Brasil : uma análise bibliográfica entre 2020 e 2022
View/ Open
Date
2025Type
Title alternative
Early childhood education and the pandemic in Brazil : an analysIs of bibliographic between 2020 and 2022
Educación infantil y la pandemia en Brasil : un análisis de la bibliográfica entre 2020 y 2022
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esse artigo tem como objetivo analisar a produção bibliográfica produzida entre 2020 e 2022 acerca da Educação Infantil e Pandemia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da leitura de resumos e palavras-chave de 46 artigos científicos, encontrados em duas bases de dados: Google Acadêmico e SciELO. Os materiais analisados foram organizados em quatro categoriasde análises: 1) Currículo escolar; 2) Cuidar e educar; 3) Políticas Públicas e intersetorialidade; 4) Vulnerabilidade social. A ...
Esse artigo tem como objetivo analisar a produção bibliográfica produzida entre 2020 e 2022 acerca da Educação Infantil e Pandemia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da leitura de resumos e palavras-chave de 46 artigos científicos, encontrados em duas bases de dados: Google Acadêmico e SciELO. Os materiais analisados foram organizados em quatro categoriasde análises: 1) Currículo escolar; 2) Cuidar e educar; 3) Políticas Públicas e intersetorialidade; 4) Vulnerabilidade social. A partir das análises realizadas, percebemos que durante a pandemia houve uma preocupação relacionada à garantia dos direitos das crianças e à manutenção de vínculo entre família e escola; destacou-se a necessidade de colaborações intersetoriais entre políticas educacionais, e de assistência social e saúde pública; por fim, a pandemia afetou de forma contundente, populações em situação de vulnerabilidade social. ...
Abstract
This paper aims to analyze the bibliographic production made between 2020 and 2022 about Early Childhood Education and Pandemic. A qualitative study was carried out by reading the abstracts and keywords of 46 scientific studies found in two databases: Google Scholar and SciELO. The materials analyzed were organized into four categories: 1) School curriculum; 2) Care and education; 3) Public policies and intersectorality; 4) Social vulnerability. From the analyses conducted, it emerged that duri ...
This paper aims to analyze the bibliographic production made between 2020 and 2022 about Early Childhood Education and Pandemic. A qualitative study was carried out by reading the abstracts and keywords of 46 scientific studies found in two databases: Google Scholar and SciELO. The materials analyzed were organized into four categories: 1) School curriculum; 2) Care and education; 3) Public policies and intersectorality; 4) Social vulnerability. From the analyses conducted, it emerged that during the pandemic there was concern about guaranteeing children’s rights and maintaining the link between family and school; the need for intersectoral collaboration between educational, social assistance, and public health policies was highlighted; finally, the pandemic has strongly affected populations in situations of social vulnerability. ...
Resumen
Este artículo tiene como objetivo analizar la literatura producida entre 2020 y 2022 sobre la Educación Infantil y la Pandemia. Se realizó un estudio cualitativoa partir de la lectura de los resúmenes y palabras clave de 46 artículos científicosencontrados en dos bases de datos: Google Scholar y SciELO. Los materiales analizados se organizaron en cuatro categorías: 1) Currículo escolar; 2) Cuidado y educación; 3) Políticas públicas e intersectorialidad; 4) Vulnerabilidad social. A partir de los ...
Este artículo tiene como objetivo analizar la literatura producida entre 2020 y 2022 sobre la Educación Infantil y la Pandemia. Se realizó un estudio cualitativoa partir de la lectura de los resúmenes y palabras clave de 46 artículos científicosencontrados en dos bases de datos: Google Scholar y SciELO. Los materiales analizados se organizaron en cuatro categorías: 1) Currículo escolar; 2) Cuidado y educación; 3) Políticas públicas e intersectorialidad; 4) Vulnerabilidad social. A partir de los análisis realizados, se constató que durante la pandemia hubo preocupación por la garantía de los derechos de los niños y por el mantenimiento del vínculo entre familia y escuela; se destacó la necesidad de colaboración intersectorial entre políticas educativas, de asistencia social y de salud pública; y, finalmente, la pandemia ha afectado fuertemente a poblaciones en situación de vulnerabilidad social. ...
In
Revista da FAEEBA. Salvador, BA. Vol. 34, n. 77 (jan./mar. 2025), p. 132-145
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42998)Humanities (7477)
This item is licensed under a Creative Commons License
