O protagonismo do leitor na sala de aula : estudo de uma prática docente de língua e literatura na Educação de Jovens e Adultos
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Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática o protagonismo do leitor na sala de aula e estuda uma prática docente de língua e literatura na Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a aula de Literatura e Língua Portuguesa pode colaborar para a construção de um leitor protagonista; demonstrar que o texto pode proporcionar identificação e pertencimento ao aluno; apresentar uma concepção de leitura que impulsiona a expressão da subjetividade d ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática o protagonismo do leitor na sala de aula e estuda uma prática docente de língua e literatura na Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a aula de Literatura e Língua Portuguesa pode colaborar para a construção de um leitor protagonista; demonstrar que o texto pode proporcionar identificação e pertencimento ao aluno; apresentar uma concepção de leitura que impulsiona a expressão da subjetividade do estudante por meio do exercício de sua autoria. Esta monografia se organiza, em um primeiro momento, a partir de um relato de uma prática de educação linguístico-literária em sala de aula, seguido por uma articulação teórica sobre a leitura e o ensino de língua e literatura e, por fim, com a apresentação de um retorno ao lócus da pesquisa. Para elaborar a reflexão teórica sobre a leitura, este estudo se baseou em Roland Barthes (1984) e Roland Barthes e Antoine Compagnon (1987). Já em relação à reflexão teórica sobre o ensino de língua e literatura, alguns autores foram mobilizados, como Antonio Candido (2011), bell hooks (2017), Rita de Cássia Cavalcante (2018), Jacques Rancière (2011), Cyana Leahy-Dios (2004), Daniel Pennac (1993), Paulo Freire (1989; 2019) e Luiz Britto (2007). Sendo assim, discutiu-se acerca da aplicação do Projeto de Ensino "Quem tem direito ao discurso?", que teve como objeto de estudo o jornal Boca de Rua, de uma perspectiva geral de leitura e da observação da teoria desenvolvida na experiência relatada. Desse modo, concluiu-se que a aula de língua e literatura se apresenta como uma possibilidade de contribuição para evidenciar o protagonismo do leitor, principalmente quando se busca a emancipação intelectual dos estudantes, se oportuniza a apropriação da leitura e se coloca o aluno-leitor como agente de ação no mundo. ...
Abstract
This study focuses on the reader's protagonism in the classroom, considering a teaching practice in language and literature to adult students. The aim of this research is to analyze how a Literature and Portuguese Language class can contribute to the development of an active reader; to demonstrate that the text can provide identification and a sense of belonging to the student; to present a concept of reading that encourages the expression of the student's subjectivity through the exercise of t ...
This study focuses on the reader's protagonism in the classroom, considering a teaching practice in language and literature to adult students. The aim of this research is to analyze how a Literature and Portuguese Language class can contribute to the development of an active reader; to demonstrate that the text can provide identification and a sense of belonging to the student; to present a concept of reading that encourages the expression of the student's subjectivity through the exercise of their own authorship. The monograph is organized in three parts: first, a report of a linguistic-literary teaching practice in the classroom; second, a theoretical discussion about reading and the teaching of language and literature; and finally, a reflexive return to the practice. To elaborate the theoretical reflection about reading, this study was based on Roland Barthes (1984) and Roland Barthes and Antoine Compagnon (1987). Regarding theoretical reflection on the teaching of language and literature, some authors were mobilized, such as Antonio Candido (2011), bell hooks (2017), Rita de Cássia Cavalcante (2018), Jacques Rancière (2011), Cyana Leahy-Dios (2004), Daniel Pennac (1993), Paulo Freire (1989; 2019) and Luiz Britto (2007). So, the application of the Teaching Project "Who has the right to the discourse?" was discussed and this project focused on the study of the newspaper Boca de Rua, from a general perspective of reading and observation of the theory developed during the reported experience. Thus, it was concluded that language and literature classes offer a valuable contribution to highlighting the protagonism of the reader, particularly when teachers aim to promote the intellectual emancipation of students, provide opportunities for the appropriation of reading, and position the student-reader as an active agent in the world. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Habilitação em Tradutor Português e Francês: Bacharelado.
Coleções
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TCC Letras (1280)
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