Aquilombamento na educação física escolar : limites e possibilidades por meio de gingas e mandingas na Capoeira
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Data
2024Autor
Tipo
Outro título
Aquilombamento in School Physical Education : Limits and possibilities through gingas and mandingas in Capoeira
Aquilombamento en Educación Física : Límites y posibilidades a través de gingas y mandingas en Capoeira
Aquilombanto en Education Physique scolaire : Limites et possibilités grâce aux gingas et mandingas en Capoeira
Assunto
Resumo
Esta pesquisa narrativa tem o objetivodeanalisar a experiência com a prática cultural da Capoeira nas aulas de Educação Física realizadas com uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. O estudo faz parte de uma pesquisa-ação participante que intencionou aulas de Educação Física inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade. Suleados(as)pelas noções de quilombo e aquilombamento,de acordo com Beatriz Nascimento (2006a; 2 ...
Esta pesquisa narrativa tem o objetivodeanalisar a experiência com a prática cultural da Capoeira nas aulas de Educação Física realizadas com uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. O estudo faz parte de uma pesquisa-ação participante que intencionou aulas de Educação Física inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade. Suleados(as)pelas noções de quilombo e aquilombamento,de acordo com Beatriz Nascimento (2006a; 2006b; 2018), a professora e os estudantes da escola atravessaram o conteúdo da Capoeira cunhando (ou inventando) outras formas de experienciar e conceber a própria Educação Física escolar. Nas aulas buscou-se atenuar o afastamento entre as concepções de corpo e mente, dialogar com saberes, conhecimentos, culturas, saberes-fazeres menos eurocentrados, aproximando-se das culturas e dos modos de vida africanose afro-brasileiros. ...
Abstract
This narrative research aims to analyze the experience with the cultural practice of Capoeira in Physical Education classes held with a sixth-year elementary school class at a public school in Porto Alegre/RS. The study is part of a participatory action research that designed Physical Education classes inspired by the assumptions of decoloniality and interculturality. Surrounded by the notions of quilombo and quilombamento according to Beatriz Nascimento (2006a; 2006b; 2018), the teacher and st ...
This narrative research aims to analyze the experience with the cultural practice of Capoeira in Physical Education classes held with a sixth-year elementary school class at a public school in Porto Alegre/RS. The study is part of a participatory action research that designed Physical Education classes inspired by the assumptions of decoloniality and interculturality. Surrounded by the notions of quilombo and quilombamento according to Beatriz Nascimento (2006a; 2006b; 2018), the teacher and students at theschool went through the content of Capoeira coining (or inventing) other ways of experiencing and conceiving school Physical Education itself. In classes, we sought to mitigate the gap between the conceptions of body and mind, to dialogue with less Euro-centric knowledge, knowledge, cultures, know-how, getting closer to African and Afro-Brazilian cultures and ways of life. ...
Resumen
Esta investigación narrativa tiene como objetivo analizar la experiencia con la práctica cultural de la Capoeira en las clases de Educación Física realizadas con una clase de sexto año de educación básica en una escuela pública de Porto Alegre/RS. El estudio es parte de una investigación acción participativa que diseñó clases de Educación Física inspiradas en los supuestos de descolonialidad e interculturalidad. Rodeados de las nociones de quilombo y quilombamento según Beatriz Nascimento (2006 ...
Esta investigación narrativa tiene como objetivo analizar la experiencia con la práctica cultural de la Capoeira en las clases de Educación Física realizadas con una clase de sexto año de educación básica en una escuela pública de Porto Alegre/RS. El estudio es parte de una investigación acción participativa que diseñó clases de Educación Física inspiradas en los supuestos de descolonialidad e interculturalidad. Rodeados de las nociones de quilombo y quilombamento según Beatriz Nascimento (2006a; 2006b; 2018), el profesor y los alumnos de la escuela recorrieron los contenidos de la Capoeira acuñando (o inventando) otras formas de vivir y concebir la propia Educación Física escolar. En las clases, buscamos mitigar la brecha entre las concepciones de cuerpo y mente, dialogar con conocimientos, saberes, culturas y saberes menos eurocéntricos, acercándonos a las culturas y formas de vida africanas y afrobrasileñas. ...
Résumé
Cette recherche narrative vise à analyser l'expérience de la pratique culturelle de la Capoeira dans les cours d'éducation physique dispensés dans une classe de sixième année primaire d'une école publique de Porto Alegre/RS. L'étude fait partie d'une recherche-action participative qui a conçu des cours d'éducation physique inspirés par les hypothèses de décolonialité et d'interculturalité. Entourés des notions de quilombo et quilombamento selon Beatriz Nascimento (2006a ; 2006b ; 2018), l'ensei ...
Cette recherche narrative vise à analyser l'expérience de la pratique culturelle de la Capoeira dans les cours d'éducation physique dispensés dans une classe de sixième année primaire d'une école publique de Porto Alegre/RS. L'étude fait partie d'une recherche-action participative qui a conçu des cours d'éducation physique inspirés par les hypothèses de décolonialité et d'interculturalité. Entourés des notions de quilombo et quilombamento selon Beatriz Nascimento (2006a ; 2006b ; 2018), l'enseignant et les élèves de l'école ont parcouru le contenu de la Capoeira en inventant (ou en inventant) d'autres manières de vivre et de concevoir l'éducation physique scolaire elle-même. Dans les cours, nous avons cherché à atténuer l'écart entre les conceptions du corps et de l'esprit, à dialoguer avec des savoirs, des savoirs, des cultures, des savoir-faire moins eurocentriques, en nous rapprochant des cultures et des modes de vie africains et afro-brésiliens. ...
Contido em
Kwanissa. São Luís : Universidade Federal do Maranhão. V. 7, n. 16 (jan./jun. 2024) p. 126-150.
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