Pontos de encontro entre as obras Мы (Nós) de Zamiátin e Nineteen Eighty-Four (1984) de George Orwell
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Nesta Tese, trabalhamos com as obras Мы (Nós) de Ievgueni Zamiátin (2017) e Nineteen Eighty-Four (1984) de George Orwell (2009), à luz da Análise do Discurso (AD), para entendermos quais os pontos de encontros entre ambos os textos. Vale mencionar, desde o início, que os Aparelhos Ideológicos de Estado, tanto na obra de Orwell quanto na de Zamiátin, expõem certos interesses que aproximam as práticas políticas do leste e do oeste da Europa. Assim, em ambos os cenários, são manipulados por intere ...
Nesta Tese, trabalhamos com as obras Мы (Nós) de Ievgueni Zamiátin (2017) e Nineteen Eighty-Four (1984) de George Orwell (2009), à luz da Análise do Discurso (AD), para entendermos quais os pontos de encontros entre ambos os textos. Vale mencionar, desde o início, que os Aparelhos Ideológicos de Estado, tanto na obra de Orwell quanto na de Zamiátin, expõem certos interesses que aproximam as práticas políticas do leste e do oeste da Europa. Assim, em ambos os cenários, são manipulados por interesses de regimes totalitários e contrarrevolucionários. Sendo assim, movemos os conceitos de Condições de Produção, com base nos textos presentes em Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio de Michel Pêcheux (2014), bem como nos conceitos de Formações Discursivas, tendo como base metodológica igualmente Pêcheux (2014) e Jean Jacques Courtine (2009), especificamente sua obra Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos (2009). Ainda movimentando conceitos materialistas para embasar nossa análise, utilizamos os aportes teóricos presentes em A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas (2019) e Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (2018) de Valentin Volochinov, de modo a trabalhar o funcionamento do signo e seu aspecto ideológico. Ademais, para observarmos o funcionamento do conceito de Identificação, fundamentamos nossa análise em Ideologia e aparelhos ideológicos do estado quanto em Sobre a reprodução (1999), ambas obras de Louis Althusser. Nessa esteira metodológica, utilizamos novamente Pêcheux (2014) para movermos os conceitos de Contraidentificação e Desidentificação. Além disso, a fim de caracterizar o gênero distopia, empregamos as concepções presentes em Além do horizonte de George Orwell (2021), abordadas por Becker (2021). E também nos fundamentamos no trabalho Advances in Social Science, Education and Humanities Research (2019), de Zhurkova e Khomutnikova. Ademais, entramos nas materialidades linguístico discursivas mobilizando os conceitos presentes na obra Semântica: enunciação e sentido (2018), de Eduardo Guimarães. Para observamos o funcionamento do conceito de arcaísmo, consultamos mais de uma obra, incluindo: Pontos de Gramática Histórica (1972) de Ismael de Lima Coutinho; Estilística da Língua Portuguesa (1975) de Manuel Rodrigues Lapa; Dicionário de Linguística e Gramática Referente à Língua Portuguesa (1981) de J. Mattoso Câmara Júnior; e As Condições de funcionamento da sinonímia: um olhar para as forças ativas que permeiam a linguagem (2003) de Zandwais. Para abordar as questões relacionadas ao neologismo, buscamos embasamentos nas obras de Lapa (1975); Câmara Júnior (1981); e no texto O Funcionamento da Sinonímia: as impossíveis fronteiras entre estrutura e exterioridade (2007) de Zandwais. Em um batimento entre teoria e prática, entramos nas análises dos recortes selecionados das obras Мы (Nós) e Nineteen Eighty-Four (1984). Nosso objetivo, com isso, é compreendermos o funcionamento do ponto de encontro entre ambas as obras. Essa abordagem busca trazer à tona as articulações subjacentes que conectam os dois textos, possibilitando uma reflexão sobre as interseções discursivas e históricas que permeiam as construções de ambos os textos. ...
Abstract
In this dissertation, we work with the works Мы (We) by Ievgueni Zamiátin (2017) and Nineteen Eighty-Four (1984) by George Orwell (2009), in the light of Discourse Analysis (DA), in order to understand the points of encounter between the two texts. It's worth mentioning from the outset that the Ideological State Apparatuses in both Orwell's and Zamiátin's works expose certain interests that bring the political practices of Eastern and Western Europe closer together. Thus, in both scenarios, the ...
In this dissertation, we work with the works Мы (We) by Ievgueni Zamiátin (2017) and Nineteen Eighty-Four (1984) by George Orwell (2009), in the light of Discourse Analysis (DA), in order to understand the points of encounter between the two texts. It's worth mentioning from the outset that the Ideological State Apparatuses in both Orwell's and Zamiátin's works expose certain interests that bring the political practices of Eastern and Western Europe closer together. Thus, in both scenarios, they are manipulated by the interests of totalitarian and counter-revolutionary regimes. Therefore, we move the concepts of Conditions of Production, based on the texts present in Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio by Michel Pêcheux (2014), as well as the concepts of Discursive Formations, also based on Pêcheux (2014) and Jean Jacques Courtine (2009), specifically his work Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos (2009). Still using materialist concepts to support our analysis, we used the theoretical contributions of Valentin Volochinov’s A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas (2019) and Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (2018), in order to work on the functioning of the sign and its ideological aspect. In addition, in order to observe how the concept of identification works, we based our analysis on Ideologia e aparelhos ideológicos do estado, and Sobre a reprodução (1999), both works by Louis Althusser. In this methodological vein, we again used Pêcheux (2014) to move the concepts of Counteridentification and Disidentification. In addition, in order to characterize the dystopia genre, we used the concepts present in Além do horizonte de George Orwell (2021), addressed by Becker (2021). We also drew on the work Advances in Social Science, Education and Humanities Research (2019), by Zhurkova and Khomutnikova. In addition, we went into the linguistic discursive materialities by mobilizing the concepts present in the work Semântica: enunciação e sentido (2018), by Eduardo Guimarães. To observe how the concept of archaism works, we consulted more than one work, including: Pontos de Gramática Histórica (1972) by Ismael de Lima Coutinho; Estilística da Língua Portuguesa (1975) by Manuel Rodrigues Lapa; Dicionário de Linguística e Gramática Referente à Língua Portuguesa (1981) by J. Mattoso Câmara Júnior; and As Condições de funcionamento da sinonímia: um olhar para as forças ativas que permeiam a linguagem (2003) by Zandwais. In order to address the issues related to neologism, we drew on the works of Lapa (1975); Câmara Júnior (1981); and the text O Funcionamento da Sinonímia: as impossíveis fronteiras entre estrutura e exterioridade (2007) by Zandwais. In a blend of theory and practice, we analyzed selected excerpts from the works Мы (We) and Nineteen Eighty-Four (1984). Our aim is to understand how the meeting point between the two works functions. This approach seeks to bring to light the underlying articulations that connect the two texts, making it possible to reflect on the discursive and historical intersections that permeate the constructions of both texts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2975)Letras (1832)
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