As lutas como conteúdo da educação física escolar : um olhar a partir dos sentidos e das apropriações dos/as alunos/as
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Fights as content of school physical education : a look from the senses and appropriations of students
Las luchas como contenido de la educación física escolar : una mirada desde los sentidos y apropiaciones de los/las estudiantes
Assunto
Resumo
O presente texto é fruto de uma pesquisa-ação que objetivou responder a seguinte questão: De que forma é possível desenvolver o conteúdo de lutas levando em consideração a realidade de disputas e conflitos entre os/as alunos/as de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre/RS? Para a realização do estudo desenvolvemos uma unidade didática de jogos de lutas com alunos/as do terceiro, quarto e quinto ano. A partir do que foi construído e vivenciado na prática, compreendemos que os/as alunos/a ...
O presente texto é fruto de uma pesquisa-ação que objetivou responder a seguinte questão: De que forma é possível desenvolver o conteúdo de lutas levando em consideração a realidade de disputas e conflitos entre os/as alunos/as de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre/RS? Para a realização do estudo desenvolvemos uma unidade didática de jogos de lutas com alunos/as do terceiro, quarto e quinto ano. A partir do que foi construído e vivenciado na prática, compreendemos que os/as alunos/as se apropriaram dos valores atitudinais trabalhados em aula e buscaram seguir as regras que promoviam a integridade física, respeito aos/às colegas e igualdade de condições. Além disso, foi possível perceber a maior participação de alunos/as com deficiência, bem como de meninas e de meninos que costumavam participar de forma periférica das aulas de Educação Física. Por fim, compreendemos que o conteúdo de lutas fez sentido, pois dialogou com as necessidades e os desejos dos/as alunos/as pelo movimento, pelas disputas e pelas experiências de tensão/excitação agradável dentro da escola. ...
Abstract
This text is the result of an action research that aimed to answer the following question: How is it possible to develop the content of fights taking into account the reality of disputes and conflicts between students at a municipal school in the city of Porto Alegre/RS? To carry out the study, we developed a teaching unit of fighting games with third, fourth and fifth-years students. From what was constructed and experienced in practice, we understand that the students appropriated the attitud ...
This text is the result of an action research that aimed to answer the following question: How is it possible to develop the content of fights taking into account the reality of disputes and conflicts between students at a municipal school in the city of Porto Alegre/RS? To carry out the study, we developed a teaching unit of fighting games with third, fourth and fifth-years students. From what was constructed and experienced in practice, we understand that the students appropriated the attitudinal values worked on in class and sought to follow the rules that promoted physical integrity, respect for colleagues and equal conditions. Furthermore, it was possible to notice a greater participation of students with disabilities, as well as girls and boys who used to participate peripherally in Physical Education classes. Finally, we understood that the content of fights made sense, as it spoke to the students' needs and desires for movement, disputes and experiences of pleasant tension/excitement within the school. ...
Resumen
Este texto es resultado de una investigación-acción que tuvo como objetivo responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo es posible desarrollar el contenido de las luchas teniendo en cuenta la realidad de las disputas y conflictos entre estudiantes de una escuela municipal de la ciudad de Porto Alegre/RS? Para realizar la investigación, desarrollamos una unidad didáctica de juegos de lucha con alumnos de tercer, cuarto y quinto año. De lo construido y vivido en la práctica, entendemos que los estudi ...
Este texto es resultado de una investigación-acción que tuvo como objetivo responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo es posible desarrollar el contenido de las luchas teniendo en cuenta la realidad de las disputas y conflictos entre estudiantes de una escuela municipal de la ciudad de Porto Alegre/RS? Para realizar la investigación, desarrollamos una unidad didáctica de juegos de lucha con alumnos de tercer, cuarto y quinto año. De lo construido y vivido en la práctica, entendemos que los estudiantes se apropiaron de los valores actitudinales trabajados en clase y buscaron seguir las normas que promovían la integridad física, el respeto a los compañeros y la igualdad de condiciones. Además, se pudo notar una mayor participación de estudiantes con discapacidad, así como de niñas y niños que participaban periféricamente en las clases de Educación Física. Finalmente, entendimos que el contenido de las luchas hacía sentido, ya que hablaba de las necesidades y deseos de movimiento de los estudiantes, disputas y experiencias de tensión/emoción agradable dentro de la escuela. ...
Contido em
Revista Imagens da Educação. Maringá : Universidade Estadula de Maringá. Vol. 14, n. 4 (out./dez. 2024), p. 117-135.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42758)Ciências da Saúde (11571)
Este item está licenciado na Creative Commons License
