Oficinas interdisciplinares na escola : um caminho possível para uma educação decolonial
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Com base em uma experiência de criação e ensino de oficinas de comunicação e cinema na escola pública e alinhada com estudos sobre educação decolonial (WALSH, 2010, 2012, 2017; MIGNOLO, 2017; QUIJANO, 1992, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SOUZA SANTOS, 2007), o objetivo desta dissertação é propor o planejamento de uma oficina focalizando temas e práticas decoloniais para as estudantes e os estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Para tal, organizo o arcabouço teórico que considero funda ...
Com base em uma experiência de criação e ensino de oficinas de comunicação e cinema na escola pública e alinhada com estudos sobre educação decolonial (WALSH, 2010, 2012, 2017; MIGNOLO, 2017; QUIJANO, 1992, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SOUZA SANTOS, 2007), o objetivo desta dissertação é propor o planejamento de uma oficina focalizando temas e práticas decoloniais para as estudantes e os estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Para tal, organizo o arcabouço teórico que considero fundamental para uma pedagogia decolonial, relato a experiência que inspirou a proposta, apresento e discuto o planejamento de uma oficina que visa a produção de um curta-metragem sobre questões que estejam mobilizando os participantes acerca das temáticas racismo, LGBTQIAPN+fobia, feminismo, culturas e histórias afro-brasileiras e indígenas e preservação ambiental. Defendo que esses temas se entrelaçam e se relacionam a um ensino libertador, crítico e decolonial e que o planejamento de oficinas interdisciplinares que coloquem as alunas e os alunos, suas culturas e histórias no centro do trabalho pedagógico pode propiciar oportunidades de elas e eles atuarem como agentes e autoras e autores de sua aprendizagem, sendo as professoras e os professores mediadoras e mediadores. Por fim, sintetizo algumas orientações que considero relevantes para o exercício de uma pedagogia decolonial. Alinhado à perspectiva freireana de educação (FREIRE, 1974, 1996), o trabalho traz contribuições para o debate acerca da implementação de pedagogias decoloniais na escola na medida em que propõe práticas de ensino e de aprendizagem críticas, humanizadoras, significativas e que restauram a relação de confiança e respeito mútuo entre professoras e professores e alunas e alunos. ...
Abstract
Based on an experience of designing and teaching workshops on communication and cinema in public schools and aligned with studies on decolonial education (WALSH, 2010, 2012, 2017; MIGNOLO, 2017; QUIJANO, 1992, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SOUZA SANTOS, 2007), the objective of this thesis is to propose the planning of a workshop focusing on decolonial themes and practices for students from the 6th to the 9th year of Elementary School. To this end, I organize the theoretical framework that I con ...
Based on an experience of designing and teaching workshops on communication and cinema in public schools and aligned with studies on decolonial education (WALSH, 2010, 2012, 2017; MIGNOLO, 2017; QUIJANO, 1992, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SOUZA SANTOS, 2007), the objective of this thesis is to propose the planning of a workshop focusing on decolonial themes and practices for students from the 6th to the 9th year of Elementary School. To this end, I organize the theoretical framework that I consider fundamental for a decolonial pedagogy, report the experience that inspired the proposal, present and discuss the planning of a workshop aimed at the production of a short film on issues that are mobilizing the participants about the themes of racism, LGBTQIAPN+fobia, feminism, Afro-Brazilian and Indigenous cultures and histories, and environmental preservation. I argue that these themes intertwine and relate to a liberating, critical, and decolonial teaching and that planning interdisciplinary workshops that place students, their cultures, and histories at the center of the pedagogical work can provide them with opportunities to act as agents and authors of their learning, with the teacher acting as a mediator. Finally, I summarize some guidelines that I consider relevant for the exercise of a decolonial pedagogy. Aligned with the Freirean perspective on education (FREIRE, 1974, 1996), the work contributes to the debate on the implementation of decolonial pedagogies in schools by proposing critical, humanizing, meaningful teaching and learning practices that restore the relationship of trust and mutual respect between teachers and students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2975)Letras (1832)
Este item está licenciado na Creative Commons License
