Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
dc.contributor.advisor | Sarmento, Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcelos, Fernanda Gerhardt de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-05-27T06:00:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29196 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to reflect on the teaching of English as an additional language to children. I initiate addressing the characteristics of childhood and I support Vygotsky theoretical perspective of teaching and learning through social interaction. Then, based on the concepts of Schlatter and Garcez (2009), and Rajagopalan (2005) I emphasize the important role of teaching additional languages to foster autonomous and critical citizens, who are able to understand their reality, transit and act with resourcefulness and competence in their society. Following, grounded on some studies developed by Pires (2001), Zilles (2006) and Vale and Feunteun (1995), I propose a reflection on the teaching/ learning languages in early childhood education. Finally by applying a questionnaire, I intend to unveil different point of view and thus contribute to the debate. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | English language | en |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (inglês) | pt_BR |
dc.subject | Additional language learning | en |
dc.title | Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000776232 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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