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dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorBarcelos, Fernanda Gerhardt dept_BR
dc.date.accessioned2011-05-27T06:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29196pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the teaching of English as an additional language to children. I initiate addressing the characteristics of childhood and I support Vygotsky theoretical perspective of teaching and learning through social interaction. Then, based on the concepts of Schlatter and Garcez (2009), and Rajagopalan (2005) I emphasize the important role of teaching additional languages to foster autonomous and critical citizens, who are able to understand their reality, transit and act with resourcefulness and competence in their society. Following, grounded on some studies developed by Pires (2001), Zilles (2006) and Vale and Feunteun (1995), I propose a reflection on the teaching/ learning languages in early childhood education. Finally by applying a questionnaire, I intend to unveil different point of view and thus contribute to the debate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectAdditional language learningen
dc.titleReflexões sobre o ensino de inglês na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776232pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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