Aproximações e distanciamentos da decolonialidade e da interculturalidade no trato com conteúdos da educação física escolar : uma pesquisa-ação com vivências teatrais, esporte de orientação e frisbee
View/ Open
Date
2024Author
Type
Title alternative
Enfoques y distancias entre descolonialidad e interculturalidad en el abordaje de contenidos de Educación Física Escolar : una investigación-acción con Experiencias Teatrales, Deportes de Orientación y Frisbee
Approaches and distances of decoloniality and interculturality in dealing with School Physical Education content : an action research with Theater Experiences, Orientational Sports and Frisbee
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Analisar e discutir as aproximações e distanciamentos de uma professora e pesquisadora com os pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade, durante as aulas de Educação Física com os anos finais do Ensino Fundamental, especificamente com relação aos conteúdos de Vivências Teatrais, Esporte de Orientação e Frisbee, que compuseram as primeiras aulas de Educação Física da pesquisa. Trata de uma pesquisa-ação participante com os(as) estudantes de uma turma de sexto ano de uma escola da r ...
Analisar e discutir as aproximações e distanciamentos de uma professora e pesquisadora com os pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade, durante as aulas de Educação Física com os anos finais do Ensino Fundamental, especificamente com relação aos conteúdos de Vivências Teatrais, Esporte de Orientação e Frisbee, que compuseram as primeiras aulas de Educação Física da pesquisa. Trata de uma pesquisa-ação participante com os(as) estudantes de uma turma de sexto ano de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS, realizada no ano letivo de 2023. Para a produção de informações foram utilizadas as narrativas dos(as) estudantes, registradas em Notas de Campo pela professora. Turma e professora experienciaram 7 aulas de Vivências Teatrais, 4 de Esportes de Orientação e 5 de Frisbee; cada uma delas com diferentes atravessamentos dos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade. Entre as aproximações e distanciamentos dos pressupostos da decolonialidade e dainterculturalidade nas aulas, compreendemos a indispensabilidade dos mesmos no currículo, porque sua estrutura e organização possibilitam a tomada de conhecimento de cosmopercepções outras que não as coloniais/modernas/eurocêntricas, colocando em diálogo crítico com as formas de conhecimento associadas ao mundo ocidental. ...
Resumen
Analizar y discutir los acercamientos y distancias de un docente e investigador con los presupuestos de la descolonialidad y la interculturalidad, durante las clases de Educación Física de los últimos años de la Educación Primaria, específicamente en relación con los contenidos de Experiencias Teatrales, Orientación Deportiva y Frisbee, que conformó las primeras clases de Educación Física de la investigación. Se trata de unaainvestigación-acción participativa con estudiantes de sexto año de una ...
Analizar y discutir los acercamientos y distancias de un docente e investigador con los presupuestos de la descolonialidad y la interculturalidad, durante las clases de Educación Física de los últimos años de la Educación Primaria, específicamente en relación con los contenidos de Experiencias Teatrales, Orientación Deportiva y Frisbee, que conformó las primeras clases de Educación Física de la investigación. Se trata de unaainvestigación-acción participativa con estudiantes de sexto año de una escuela estatal de Porto Alegre/RS, realizada en el año escolar 2023 para producir informaciones, las narrativas de los estudiantes, registradas en Cuadernos de Campo por el docente. Clase y docente vivieron 7 Experiencias Teatrales, 4 Deportes de Orientación y 5 clases de Frisbee; cada uno de ellos con diferentes cruces de los supuestos de decolonialidad e interculturalidad. Entre las aproximaciones y alejamientos de los supuestos de descolonialidad e interculturalidad en las clases, entendemos su indispensabilidad en el currículo, porque su estructura y organización posibilitan el conocimiento de cosmopercepciones distintas a las coloniales/modernas/eurocéntricas, poniéndolas en diálogo con formas críticas de conocimientos asociados al mundo occidental. ...
Abstract
To analyze and discuss the approaches and distances of a teacher and researcher with the assumptions of decoloniality and interculturality, during Physical Education classes in the finaly ears of Elementary School, specifically in relation to the contents of Theatrical Experiences, Sports Orientation and Frisbee, which made up the first Physical Education classes in the research. This is a participatory action research with students from a sixthy ear class at a state school in Porto Alegre/RS, ...
To analyze and discuss the approaches and distances of a teacher and researcher with the assumptions of decoloniality and interculturality, during Physical Education classes in the finaly ears of Elementary School, specifically in relation to the contents of Theatrical Experiences, Sports Orientation and Frisbee, which made up the first Physical Education classes in the research. This is a participatory action research with students from a sixthy ear class at a state school in Porto Alegre/RS, carried out in the 2023 school year. To produce information, the narratives of students, recorded in Field Notes by the teacher. Class and teacher experienced 7 Theatrical Experiences, 4 Orientation Sports and 5 Frisbee classes; each of them with different crossings of the assumptions of decoloniality and interculturality. Between the approximations and distancing of the assumptions of decoloniality and interculturality in classes, we understand their indispensability in the curriculum, because their structure and organization enable knowledge of cosmoperceptions other than colonial/modern/Eurocentricones, putting them in dialogue critical of forms of knowledge associated with the Western world. ...
In
Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa. Brasília. Vol. 7, n. 1, (jan./abr. 2025), p. 97-121.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42998)Health Sciences (11671)
This item is licensed under a Creative Commons License
