Educação popular e resistência na ditadura militar no Brasil : redes e práticas clandestinas
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
Popular education and resistance during the military dictatorship in Brazil : networks and clandestine practices
Educación popular y resistencia durante la dictadura militar en Brasil : redes y prácticas clandestinas
Assunto
Resumo
Este artigo investiga a persistência da Educação Popular (EP) no Brasil durante o regime militar, evidenciando como educadores e movimentos sociais mantiveram práticas educativas mesmo sob repressão. O objetivo é compreender como essas práticas se mantiveram ativas e se transformaram em ferramentas de resistência política e social, perpetuando as ideias de Paulo Freire e outros educadores. A pesquisa, baseada especialmente em análise bibliográfica e documental, explora a atuação clandestina na ...
Este artigo investiga a persistência da Educação Popular (EP) no Brasil durante o regime militar, evidenciando como educadores e movimentos sociais mantiveram práticas educativas mesmo sob repressão. O objetivo é compreender como essas práticas se mantiveram ativas e se transformaram em ferramentas de resistência política e social, perpetuando as ideias de Paulo Freire e outros educadores. A pesquisa, baseada especialmente em análise bibliográfica e documental, explora a atuação clandestina na EP. Além disso, os resultados destacam a importância da solidariedade internacional e a emergência de uma nova categoria: ‘Educação Popular como Rede de Resistência e Transformação Social’, que evidencia a interconexão entre sujeitos e instituições como uma rede de resistência e transformação social. ...
Abstract
This article investigates the persistence of Educação Popular (EP) in Brazil during the military regime, highlighting how educators and social movements maintained educational practices even under repression. The aim is to understand how these practices remained active and transformed into tools of political and social resistance, perpetuating the ideas of Paulo Freire and other educators. The research, primarily based on bibliographic and documentary analysis, explores the clandestine activity ...
This article investigates the persistence of Educação Popular (EP) in Brazil during the military regime, highlighting how educators and social movements maintained educational practices even under repression. The aim is to understand how these practices remained active and transformed into tools of political and social resistance, perpetuating the ideas of Paulo Freire and other educators. The research, primarily based on bibliographic and documentary analysis, explores the clandestine activity in Popular Education (EP). Additionally, the results highlight the importance of international solidarity and the emergence of a new category: ‘Educação Popular as a Network of Resistance and Social Transformation’, which underscores the interconnection between individuals and institutions as a network of resistance and social transformation. ...
Resumen
Este artículo investiga la persistencia de la Educação Popular (EP) en Brasil durante el régimen militar, destacando cómo educadores y movimientos sociales mantuvieron prácticas educativas incluso bajo represión. El objetivo es comprender cómo estas prácticas se mantuvieron activas y se transformaron en herramientas de resistencia política y social, perpetuando las ideas de Paulo Freire y otros educadores. La investigación, basada especialmente en el análisis bibliográfico y documental, explora ...
Este artículo investiga la persistencia de la Educação Popular (EP) en Brasil durante el régimen militar, destacando cómo educadores y movimientos sociales mantuvieron prácticas educativas incluso bajo represión. El objetivo es comprender cómo estas prácticas se mantuvieron activas y se transformaron en herramientas de resistencia política y social, perpetuando las ideas de Paulo Freire y otros educadores. La investigación, basada especialmente en el análisis bibliográfico y documental, explora la actividad clandestina en la Educación Popular (EP). Además, los resultados destacan la importancia de la solidaridad internacional y la emergencia de una nueva categoría: ‘Educação Popular como Red de Resistencia y Transformación Social’, que evidencia la interconexión entre sujetos e instituciones como una red de resistencia y transformación social. ...
Contido em
Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. Vol. 25 (2025), e357, p. 1-24
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42890)Ciências Humanas (7460)
Este item está licenciado na Creative Commons License
