Utilizando jogos tradicionais em ambiente virtual no processo de ensino e aprendizagem em ciências
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apontar a importância da utilização de jogos em ambiente virtual para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências, pois observou-se grande interesse dos alunos por jogos tradicionais, tais como: jogo da memória, jogo da forca e jogo de auditório. A proposta é transpor esses jogos para ambiente virtual e, após, utilizá-los como recurso metodológico com uma turma de 6º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Para tal, fo ...
Esta pesquisa tem como objetivo apontar a importância da utilização de jogos em ambiente virtual para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências, pois observou-se grande interesse dos alunos por jogos tradicionais, tais como: jogo da memória, jogo da forca e jogo de auditório. A proposta é transpor esses jogos para ambiente virtual e, após, utilizá-los como recurso metodológico com uma turma de 6º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Para tal, foi utilizado um aplicativo disponível na web, chamado Wordwall, o qual permite a criação de até cinco jogos diferentes gratuitamente. Durante a aplicação dessa metodologia em sala de aula, os estudantes foram observados pela professora e, após, responderam um questionário avaliando sua experiência e expressando de que forma ela contribuiu para sua aprendizagem. Como auxílio, na análise dos resultados observados, foi utilizada pesquisa bibliográfica, visto que, muitos pesquisadores ressaltam em seus trabalhos que a utilização de jogos pedagógicos, em ambiente virtual, contribui como motivador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem, influenciando emocionalmente e socialmente de forma positiva. No momento da aplicação dos jogos, foram observados o interesse, o engajamento por parte dos alunos durante o processo e a contribuição que metodologias ativas proporcionam aos estudantes, pois, tornam o ambiente mais lúdico e geram um aprendizado mais significativo e prazeroso. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!.
Coleções
-
Ciências Biológicas (214)
Este item está licenciado na Creative Commons License
