Integrando tecnologia e educação : um estudo sobre o uso de aplicativos para melhorar o ensino de Química e a conscientização sobre a qualidade do ar
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo, inserido no eixo temático "Tecnologia como recurso didático", teve como objetivo o desenvolvimento e a análise de um aplicativo educacional focado na qualidade do ar. O aplicativo, ancorado na modalidade STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), foi concebido como uma ferramenta interdisciplinar para tornar o aprendizado de Ciências e Química significativo. Ao explorar conceitos complexos relacionados à qualidade do ar, o aplicativo visa aprimorar habilidades e competên ...
Este estudo, inserido no eixo temático "Tecnologia como recurso didático", teve como objetivo o desenvolvimento e a análise de um aplicativo educacional focado na qualidade do ar. O aplicativo, ancorado na modalidade STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), foi concebido como uma ferramenta interdisciplinar para tornar o aprendizado de Ciências e Química significativo. Ao explorar conceitos complexos relacionados à qualidade do ar, o aplicativo visa aprimorar habilidades e competências dos alunos, promovendo uma compreensão contextualizada do tema. A pesquisa, de natureza qualitativa e aplicada, utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) para tratar os dados coletados. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) foi empregada, com a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) servindo como base para a análise. Os resultados indicam que o desenvolvimento do modelo do aplicativo auxiliou os estudantes a perceberem as conexões entre os conhecimentos teóricos de conteúdos complexos de química e o contexto prático, demonstrando interesse em utilizar a ferramenta como recurso pedagógico. A análise revelou que o modelo do aplicativo contribui significativamente para a compreensão de conceitos químicos, além de promover a conscientização sobre questões ambientais importantes, como a qualidade do ar. A integração da tecnologia no ensino, através do aplicativo, demonstrou potencial para tornar o aprendizado mais significativo e relevante, alinhando-se às demandas da educação contemporânea. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!.
Coleções
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Ciências Biológicas (214)
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