Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
dc.contributor.advisor | Carrasco, Lucia Helena Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Taís da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-05-26T06:00:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29145 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de um levantamento qualitativo acerca da abordagem do assunto em questão nos livros de Ensino Fundamental e apoiada nos autores Romanatto, David, Onuchic, Lopes e Bertoni, entre outros, procurou-se avaliar as possibilidades de ampliação do tratamento conceitual dos números racionais e da utilização da fração, essa entendida como ferramenta numérica. Após o estudo historiográfico e com base nas alternativas pedagógicas estudadas, foi realizado um estudo de caso na Escola Etadual de Ensino Médio Anne Frank, com o objetivo de investigar se o que está sendo ensinando, relativo a frações, têm significado para os alunos. Para tal, organizou-se um instrumento com várias situações-problema que poderiam ser resolvidas através do uso de frações, no entanto não havia convergência entre as ideias e os significados atribuídos a essas frações, de modo a tornar possível a problematização e a reflexão sobre o uso das mesmas. De modo geral, todas as estratégias utilizadas na produção deste trabalho foram no sentido de avaliar a adequabilidade do ensino de frações no Ensino Fundamental e de destacar algumas escolhas metodológicas e alguns recursos didáticos para o ensino dos conteúdos onde as frações se fazem presentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work shows the historical aspects and some didactic approaches related to fractions, taking into account the web of meaning and sense aspects that fractions are connected to, particularly those of dimension, quotient, ratio and straight line point. Based on a qualitative study carried out with the prevailing literature used at Elementary Schools, and based on authors like Romanatto, David, Onuchich, Lopes, Bertoni, et al., it aims to evaluate the possibilities from conceptual treatment of the rational numbers as well the use of fractions. After reviewing some pedagogical alternatives and the historiographical study, a case of study was carried out at Anne Frank School to determine whether what was being taught in class about fractions were meaningful for the students. In order to do so, it was designed an instrument to simulate some problem situations that could be solved through the use of fractions. However, there was not enough convergence between the ideas and the meanings assigned to fractions, so it was impossible to create the necessary reflection about the use of fractions. Basically, all the methods applied to produce this work aimed to determine the suitability of fraction teaching at Elementary School level and highlight some methodological options and didactic resources available for the teaching of fractions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Numeros racionais | pt_BR |
dc.subject | Fractions | en |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Fractions history | en |
dc.subject | Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Rational numbers | en |
dc.title | Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000775923 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)