Esporte no contexto escolar : organização do espaço e tempo extracurricular
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Assunto
Resumo
A escola tem assumido o fenômeno esportivo nos programas extracurriculares como possibilidade para a apropriação da cultura, ampliação das relações sociais, aprendizagens cognitivas, saúde, dentre outras. Contudo, sabemos pouco sobre a organização do esporte como programa extracurricular na escola. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a organização do esporte em contexto extracurricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisa os resultados dos Jogos Escolares da Juventude em Ma ...
A escola tem assumido o fenômeno esportivo nos programas extracurriculares como possibilidade para a apropriação da cultura, ampliação das relações sociais, aprendizagens cognitivas, saúde, dentre outras. Contudo, sabemos pouco sobre a organização do esporte como programa extracurricular na escola. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a organização do esporte em contexto extracurricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisa os resultados dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso para identificar as escolas com destaque no cenário esportivo, selecionando aquelas com maior participação na fase estadual entre 2016 e 2019. A partir das manifestações de gestores (direção e coordenação), evidenciou-se que a organização do esporte extracurricular tem a predominância da informalidade, apesar da percepção que o esporte contribui de forma positiva no desenvolvimento de jovens. ...
Resumen
La escuela tiene asumido el fenómeno deportivo en los programas extracurriculares como una posibilidad para la apropiación de la cultura, ampliación de las relaciones sociales, aprendizajes cognitivos, salud, entre otras. Sin embargo, sabemos poco sobre la organización del deporte como un programa extracurricular en la escuela. Se trata de una investigación cualitativa que analiza los resultados de los Juegos Escolares de la Juventud en Mato Grosso con la intención de identificar las escuelas q ...
La escuela tiene asumido el fenómeno deportivo en los programas extracurriculares como una posibilidad para la apropiación de la cultura, ampliación de las relaciones sociales, aprendizajes cognitivos, salud, entre otras. Sin embargo, sabemos poco sobre la organización del deporte como un programa extracurricular en la escuela. Se trata de una investigación cualitativa que analiza los resultados de los Juegos Escolares de la Juventud en Mato Grosso con la intención de identificar las escuelas que se destacan en el panorama deportivo, seleccionando aquellas con mayor participación en la fase estatal entre 2016 y 2019. Así, desde la perspectiva de la Pedagogía del Deporte, el estudio buscó investigar la organización del deporte en un contexto extracurricular en escuelas participantes de los Juegos Escolares de la Juventud de Mato Grosso. A partir de las declaraciones los de gestores (dirección y coordinación), se evidenció que en la organización del deporte extracurricular predomina la informalidad. Por lo tanto, se constata la precepción de que el deporte contribuye de forma positiva al desenvolvimiento de jóvenes. ...
Abstract
Schools have assumed the sports phenomenon in extracurricular programs as a possibility for appropriating culture and expanding social relations, cognitive learning, health, etc. However, However, we know little about the organization of sports as an extracurricular program at school. This is qualitative research that analyzes the results of the Youth School Games in Mato Grosso to identify schools that stand out in the sports scene, selecting those with the greatest participation in the state ...
Schools have assumed the sports phenomenon in extracurricular programs as a possibility for appropriating culture and expanding social relations, cognitive learning, health, etc. However, However, we know little about the organization of sports as an extracurricular program at school. This is qualitative research that analyzes the results of the Youth School Games in Mato Grosso to identify schools that stand out in the sports scene, selecting those with the greatest participation in the state phase between 2016 and 2019. Thus, from the perspective of Sport Pedagogy this research aimed to investigate the organization of sports in an extracurricular context in schools that take part in the Mato Grosso School Youth Games. From the statements of managers (direction and coordination), it became evident that informality predominates in the organization of extracurricular sports. Thus, the perception that sport contributes positively to the development of young people was confirmed. ...
Contido em
Revista da Faculdade de Educação (Revista da FAED). Cáceres. Vol. 40, e402421, (jan./dez. 2024), 21 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44377)Ciências da Saúde (12174)
Este item está licenciado na Creative Commons License


