Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorBrayner, Lucas Fontbonnept_BR
dc.date.accessioned2025-05-03T06:55:51Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291138pt_BR
dc.description.abstractA presente tese investiga o processo de aprendizagem e memorização de música atonal por pianistas de diferentes níveis de expertise, com foco nas estratégias utilizadas na assimilação, organização e recuperação do material musical. Para isso, foi conduzido um estudo multicaso longitudinal, analisando seis pianistas – um profissional, duas doutorandas e três graduandas – durante o aprendizado da peça atonal Thinking of Past Things, de Netty Simons (1913-1994). Os dados foram coletados ao longo de dez semanas de preparação e incluíram gravações de todas as sessões de prática, verbalizações durante o estudo, anotações na partitura, entrevistas semiestruturadas antes e depois do processo, além da performance memorizada em apresentação pública. A análise combinou métodos qualitativos e quantitativos, incluindo análise de conteúdo das verbalizações, categorização qualitativa das anotações, análise do comportamento de prática com a ferramenta SYMP, Análise Fenomenológica Interpretativa das entrevistas e avaliação da precisão da performance memorizada. Os resultados indicaram que o nível de expertise influenciou as estratégias de aprendizagem e memorização da peça atonal. O pianista mais experiente organizou sua prática desde o início com base na percepção da estrutura formal da peça, enquanto os estudantes desenvolveram essa organização de forma progressiva, recorrendo mais ao layout visual de sistemas e páginas da partitura. Estratégias como prática mental, blocking e segmentação foram utilizadas de diferentes maneiras, sendo a prática mental mais analítica no pianista profissional e mais exploratória entre as estudantes. A performance memorizada revelou maior precisão e estabilidade no pianista profissional, que realizou uma execução sem falhas, possivelmente devido ao processo de overlearning e ao uso sistemático da prática mental. Estudantes tiveram menor acurácia de performance, com erros mais frequentes em trechos tecnicamente desafiadores. Além disso, duas participantes enfrentaram dificuldades em se recuperar de falhas de memória, resultando em interrupções ou reinícios da peça. A ausência de referências tonais exigiu um esforço maior na organização do material musical, levando ao uso de estratégias individuais, como verbalização metacognitiva, associação de material atonal com a linguagem tonal e, no caso do pianista profissional, a criação de uma narrativa interpretativa.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis examines the learning and memorization processes of atonal music among pianists of varying levels of expertise, with a focus on the strategies used for assimilating, organizing, and retrieving musical material. A longitudinal multiple-case study was conducted, analyzing six pianists—one professional, two doctoral students, and three undergraduate students— during the learning process of Thinking of Past Things, an atonal piece by Netty Simons (1913– 1994). Data were collected over ten weeks of preparation and included recordings of all practice sessions, verbalizations during study, score annotations, semi-structured interviews before and after the learning process, and a memorized performance in a public setting. The analysis combined qualitative and quantitative methods, including content analysis of verbalizations, qualitative categorization of annotations, practice behavior analysis using the SYMP tool, Interpretative Phenomenological Analysis of the interviews, and an assessment of memorized performance accuracy. The results indicate that expertise level significantly influenced the learning and memorization strategies employed. The most experienced pianist structured his practice from the outset based on his perception of the piece’s formal organization, whereas students developed this structure progressively, relying more on the visual layout of systems and pages in the score. Strategies such as mental practice, blocking, and segmentation were employed differently across participants, with mental practice being more analytical in the professional pianist and more exploratory among students. The memorized performance showed greater accuracy and stability in the professional pianist, who played the piece flawlessly, likely due to overlearning and the systematic use of mental practice. Students demonstrated lower performance accuracy, with more frequent errors in technically demanding passages. Additionally, two participants struggled to recover from memory lapses, leading to interruptions or restarts of the piece. The absence of tonal references required greater effort in structuring the musical material, prompting the use of individual strategies such as metacognitive verbalization, the association of atonal material with tonal vernacular, and, in the case of the professional pianist, the creation of an interpretative narrative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemorização musicalpt_BR
dc.subjectMusical memorizationen
dc.subjectAtonal musicen
dc.subjectMusica atonalpt_BR
dc.subjectPiano practiceen
dc.subjectPrática musicalpt_BR
dc.subjectExpertiseen
dc.subjectExpertisept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearning strategiesen
dc.titleA memorização de uma peça atonal por pianistas de diferentes níveis de expertise : um estudo multicasopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001255853pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples