O outro como lugar de sentido das enunciações da criança
dc.contributor.advisor | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Menezes, Juliana Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-05-21T05:59:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29112 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva verificar como os distintos interlocutores, ao convocarem a criança a preencher um lugar na estrutura da enunciação, influenciam no modo como esta constitui seu discurso. Para tanto, o estudo está embasado teoricamente na perspectiva enunciativa de Émile Benveniste e segue os deslocamentos operados por Silva (2007; 2009) para o tratamento da aquisição da linguagem, concebida como um ato de enunciação. Foram analisados dados de uma criança acompanhada longitudinalmente dos onze meses aos três anos e quatro meses de idade. Os resultados encontrados, através de diferentes configurações dialógicas, possibilitam a percepção de dois importantes momentos no que tange o objetivo proposto: 1) quando a criança percebe a sua enunciação como um modo de agir sobre o outro 2) quando a utiliza de diferentes modos dependendo do seu interlocutor. A partir de então são apontados possíveis enunciados e comportamentos do interlocutor que fazem com que a criança escolha determinado modo de discurso. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to verify how the different partners of a dialogue, when inviting children to fill in a place in the enunciation structure, influence their speech. In order to do that, the study is theoretically grounded on the enunciative perspective of Emile Benveniste and follows the movements operated by Silva (2007, 2009) for the language acquisition treatment, conceived as an enunciative act. Data of a child observed from eleven months to three years and four months old were analyzed. The results obtained, through different dialogical settings, enable the perception of two important moments in what concerns the proposed objective: 1) when children perceive their enunciation as way to act with other people; and 2) when they use this differently, depending on who the interlocutor is. From then, possible enunciations and behaviors that make children choose certain mode of discourse with each interlocutor are showed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Language acquisition | en |
dc.subject | Enunciation theory | en |
dc.subject | Teoria da enunciação | pt_BR |
dc.subject | Intersubjetividade | pt_BR |
dc.subject | Intersubjectivity | en |
dc.title | O outro como lugar de sentido das enunciações da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000775576 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1237)