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dc.contributor.advisorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Juliana Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2011-05-21T05:59:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29112pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva verificar como os distintos interlocutores, ao convocarem a criança a preencher um lugar na estrutura da enunciação, influenciam no modo como esta constitui seu discurso. Para tanto, o estudo está embasado teoricamente na perspectiva enunciativa de Émile Benveniste e segue os deslocamentos operados por Silva (2007; 2009) para o tratamento da aquisição da linguagem, concebida como um ato de enunciação. Foram analisados dados de uma criança acompanhada longitudinalmente dos onze meses aos três anos e quatro meses de idade. Os resultados encontrados, através de diferentes configurações dialógicas, possibilitam a percepção de dois importantes momentos no que tange o objetivo proposto: 1) quando a criança percebe a sua enunciação como um modo de agir sobre o outro 2) quando a utiliza de diferentes modos dependendo do seu interlocutor. A partir de então são apontados possíveis enunciados e comportamentos do interlocutor que fazem com que a criança escolha determinado modo de discurso.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to verify how the different partners of a dialogue, when inviting children to fill in a place in the enunciation structure, influence their speech. In order to do that, the study is theoretically grounded on the enunciative perspective of Emile Benveniste and follows the movements operated by Silva (2007, 2009) for the language acquisition treatment, conceived as an enunciative act. Data of a child observed from eleven months to three years and four months old were analyzed. The results obtained, through different dialogical settings, enable the perception of two important moments in what concerns the proposed objective: 1) when children perceive their enunciation as way to act with other people; and 2) when they use this differently, depending on who the interlocutor is. From then, possible enunciations and behaviors that make children choose certain mode of discourse with each interlocutor are showed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectEnunciation theoryen
dc.subjectTeoria da enunciaçãopt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectIntersubjectivityen
dc.titleO outro como lugar de sentido das enunciações da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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