Corpo-escultora : ausência e permanência no suscitar de um novo jardim
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese trata de compreender a quem pertence o feminino e o que pertence ao feminino no campo da arte. A partir de uma narrativa autobiográfica, resgato minha trajetória de produção em arte a partir de uma perspectiva feminista. Considero o conceito de corpo-escultora como sujeito dessa trajetória, pensando em todos os afetamentos que me perpassam quanto artista, especialmente pelo demarcador social de gênero, e que reverberam no trabalho produzido dentro do campo tridimensional. Esse corpo-e ...
Esta tese trata de compreender a quem pertence o feminino e o que pertence ao feminino no campo da arte. A partir de uma narrativa autobiográfica, resgato minha trajetória de produção em arte a partir de uma perspectiva feminista. Considero o conceito de corpo-escultora como sujeito dessa trajetória, pensando em todos os afetamentos que me perpassam quanto artista, especialmente pelo demarcador social de gênero, e que reverberam no trabalho produzido dentro do campo tridimensional. Esse corpo-escultora é atravessado pelos contextos dos lugares que habita e por onde se desloca, se reconfigura, e logo, reconfigura seu trabalho, a partir deles. Nesse movimento pelo território e através do tempo, meu corpo- escultora vai entendendo-se corpo feminino no mundo, ao mesmo tempo, em que vai percebendo o olhar do mundo para o feminino, e considera que, para apropriar-se de si, é necessário constante estado de resiliência. ...
Resumen
Esta tesis intenta comprender a quién pertenece lo femenino y qué pertenece a lo femenino en el campo del arte. Utilizando una narrativa autobiográfica, rescato mi trayectoria de producción artística desde una perspectiva feminista. Considero el concepto de cuerpo-escultora como tema de esta trayectoria, pensando en todos las inquietudes que me permean como artista, especialmente la demarcación social del género, y que repercuten en el trabajo producido dentro del campo tridimensional. Ese cuer ...
Esta tesis intenta comprender a quién pertenece lo femenino y qué pertenece a lo femenino en el campo del arte. Utilizando una narrativa autobiográfica, rescato mi trayectoria de producción artística desde una perspectiva feminista. Considero el concepto de cuerpo-escultora como tema de esta trayectoria, pensando en todos las inquietudes que me permean como artista, especialmente la demarcación social del género, y que repercuten en el trabajo producido dentro del campo tridimensional. Ese cuerpo-escultora es atravesado por los contextos de los lugares que vive y transita, se reconfigura y luego reconfigura su obra a partir de ellos. En este movimiento por el territorio y por el tiempo, mi cuerpo-escultora llega a entenderse como un cuerpo femenino en el mundo, al mismo tiempo, comienza a percibir la mirada del mundo sobre lo femenino, y considera que, para apropiarse, es necesario un estado constante de resiliencia. ...
Abstract
This thesis seeks to understand to whom the feminine belongs and what belongs to the feminine in the field of art. Through an autobiographical narrative, I revisit my artistic production journey from a feminist perspective. The concept of sculptor-body is considered the subject of this trajectory, thinking about all the affective experiences that shape me as an artist, especially the social demarcation of gender, and how they resonate in the work produced within the three-dimensional field. Thi ...
This thesis seeks to understand to whom the feminine belongs and what belongs to the feminine in the field of art. Through an autobiographical narrative, I revisit my artistic production journey from a feminist perspective. The concept of sculptor-body is considered the subject of this trajectory, thinking about all the affective experiences that shape me as an artist, especially the social demarcation of gender, and how they resonate in the work produced within the three-dimensional field. This sculptor-body is shaped by the contexts of the places it inhabits and traverses, constantly reconfiguring itself, and then, reconfiguring its work based on these contexts. In this movement through territory and time, my sculptor-body comes to understand itself as a female body in the world, at the same time, it begins to perceive the world's gaze on the feminine, and considers that, in order to appropriate herself, a constant state of resilience is necessary. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (3020)Artes Visuais (498)
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