Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTittoni, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorCastro, Diego Drescher dept_BR
dc.date.accessioned2025-05-03T06:55:23Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291083pt_BR
dc.description.abstractA presente tese desenvolve um percurso genealógico sobre o ensino superior brasileiro. A partir de uma análise documental, são explicitadas algumas das formas de exercício de poder que constituem e tensionam a produção de conhecimento no ensino superior nacional. A escrita está articulada a partir de três linhas orientadoras: a noção de Estado moderno e de que forma as delimitações geográficas constituídas no decorrer da modernidade reverberam no contemporâneo; a racionalidade neoliberal enquanto modo de gestão da vida e sua relação com a razão moderna; e as políticas de ensino superior e de que modo elas se relacionam com as problemáticas da modernidade. A partir da intersecção entre tais perspectivas, apresentam-se algumas das condições de possibilidade para a emergência de um ensino superior à brasileira. Desde essas problematizações, é apresentada a ideia de uma atitude contra-moderna enquanto posicionamento crítico na relação com o ensino superior brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractEsta tesis desarrolla un recorrido genealógico por la educación superior brasileña. A partir de un análisis documental, se explicitan algunas de las formas de ejercicio del poder que constituyen y tensionan la producción de conocimiento en la educación superior nacional. El escrito se articula a partir de tres ejes, siendo la noción de Estado moderno y cómo estas delimitaciones geográficas constituidas en el transcurso de la modernidad reverberan en la contemporaneidad; la racionalidad neoliberal como forma de gestión de la vida y su relación con la razón moderna; y políticas de educación superior y cómo se relacionan con los problemas de la modernidad. A partir de la intersección entre estas perspectivas, se presentan algunas de las condiciones de posibilidad para el surgimiento de una educación superior al estilo brasileño. A partir de estas problematizaciones, la idea de una actitud contramoderna se presenta como una posición crítica en relación a la educación superior brasileña.es
dc.description.abstractThis thesis develops a genealogical path through Brazilian higher education. Based on a documental analysis, some of the ways of exercise of power that constitute and tense the production of knowledge in national higher education are made explicit. The writing is articulated by three guiding lines, being the notion of the modern State and how these geographical delimitations constituted in the course of modernity reverberate in the contemporary; neoliberal rationality as a way of managing life and its relationship with modern reason; and higher education policies and how they relate to the problems of modernity. From the intersection between these perspectives, some of the conditions of possibility for the emergence of a Brazilian-style higher education are presented. From these problematizations, the idea of a counter-modern attitude is presented as a critical position in relation to Brazilian higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superior : Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.titleOrdem e progresso : genealogia de um ensino superior à brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001254933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples