Práticas comunitárias entre interior e centro : processos decoloniais na formação docente em artes visuais
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Data
2024Tipo
Outro título
Corpoliverso in aullar : dreaming the unsettling language of teaching
Assunto
Resumo
A partir de práticas artísticascomunitárias realizadas em locais do interior, esse artigobusca pensarmodos depromover processos decoloniais na formação docente em Artes Visuais. Ações e obras doscoletivos Inço e Adentro, além do projeto Una Escuela Sustentable, as quais deslocam noções colonizadasde arte, atuando de modo comunitário efora de centrosde poder, são pensadas quanto às suas contribuições para a docência em artes visuais. Tais exemplos podem expandir as concepções de arte para além d ...
A partir de práticas artísticascomunitárias realizadas em locais do interior, esse artigobusca pensarmodos depromover processos decoloniais na formação docente em Artes Visuais. Ações e obras doscoletivos Inço e Adentro, além do projeto Una Escuela Sustentable, as quais deslocam noções colonizadasde arte, atuando de modo comunitário efora de centrosde poder, são pensadas quanto às suas contribuições para a docência em artes visuais. Tais exemplos podem expandir as concepções de arte para além das noções da história universal da arte, por meio de poéticas coletivas e situadas. Ensinamtambém que a sustentabilidade nos territórios deve considerar a simultaneidade entre a valorização local e a crítica das heranças coloniais. ...
Abstract
Based oncommunity artistic practices carried out in the countryside, this article aims to propose ways to promote decolonial processes in teacher training in visual arts. Activities and artworks by the Inçoand Adentrocollectives, and the Una Escuela Sustentableproject, all of which propose the deconstruction of colonized notions of art, operating in a community manner and outside centers of power, are regarded here in terms of their contributions to teaching in visual arts. Such examples can ex ...
Based oncommunity artistic practices carried out in the countryside, this article aims to propose ways to promote decolonial processes in teacher training in visual arts. Activities and artworks by the Inçoand Adentrocollectives, and the Una Escuela Sustentableproject, all of which propose the deconstruction of colonized notions of art, operating in a community manner and outside centers of power, are regarded here in terms of their contributions to teaching in visual arts. Such examples can expand conceptions of art beyond the notions established by the universal history of art, through collective and situated poetics. They also teach that sustainability in territories must consider the simultaneity between local appreciation and the criticism of colonial legacies. ...
Contido em
Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 60. n. 60 (2024), e1415, p. 1-25
Origem
Nacional
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